MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Preenchimento de requisitos para aposentadoria urbana por idade não precisa ser simultâneo
STJ

Preenchimento de requisitos para aposentadoria urbana por idade não precisa ser simultâneo

Uma vez que o segurado atinja o limite de idade fixado, o prazo de carência não pode mais ser alterado.

Da Redação

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Atualizado às 09:00

A implementação dos requisitos para a aposentadoria por idade urbana pode dar-se em momentos diversos, sem simultaneidade. Mas, uma vez que o segurado atinja o limite de idade fixado, o prazo de carência está consolidado e não pode mais ser alterado. O entendimento é da 2ª turma do STJ, ao julgar recurso contra o INSS.

A segurada ingressou com ação para que fosse reconhecido seu direito à aposentadoria por idade urbana. O juízo de 1ª instância julgou procedente o pedido, mas o TRF da 4ª região entendeu que não foram cumpridos adequadamente os requisitos de idade e contribuição.

De acordo com o relator do recurso, ministro Mauro Campbell Marques, o segurado que não cumpre a carência legal estabelecida para aposentadoria urbana, quando atingido o requisito de idade, pode cumpri-la posteriormente pelo mesmo número de contribuições previsto para essa data, não sendo possível um novo enquadramento na tabela contida no art. 142 da lei 8.213/91 com base no ano em que o benefício foi requerido.

Segundo o ministro, "a interpretação a ser dada ao artigo 142 deve ser finalística, em conformidade com os seus objetivos, que estão voltados à proteção do segurado que se encontra no período de transição ali especificado, considerando o aumento da carência de 60 contribuições para 180 e que atinjam a idade nele fixada".

O relator entendeu que o acórdão do TRF deveria ser reformado, pois a jurisprudência do STJ admite a aplicação do art. 142 da lei 8.213 combinado com o parágrafo 1º do art. 3º da lei 10.666/03, que permitiu a dissociação da comprovação dos requisitos para obtenção da aposentadoria por idade urbana. Foi determinado que o TRF refaça a contagem da carência com base na data em que a segurada atingiu a idade mínima.

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS