MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

O correspondente Frederico Dunice, cadastrado em Paranoá/DF, ganhou a obra "O Princípio da Dignidade Humana".

Da Redação

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atualizado em 2 de abril de 2014 14:40

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo o Correspondente premiado desta semana.

__________

"O Princípio da Dignidade Humana" (344p.), de autoria de Bruno Cunha Weyne, uma gentileza da Editora Saraiva.

Apesar de a maioria das Constituições contemporâneas incorporarem a dignidade da pessoa humana como princípio em seus textos, a expressão parece não demandar maiores explicações a respeito de seu significado. Seu emprego indica a necessidade incondicional de proteção da dignidade, por mais que o sentido da expressão seja ambíguo, vago e indeterminado. Muitas vezes, é também utilizado como arma retórica para legitimar os mais diferentes posicionamentos. No Brasil, a maioria dos argumentos jurídicos que utilizam a dignidade da pessoa humana como elemento central de decisões e teses jurídicas, costuma fazer referência à obra do filósofo alemão Immanuel Kant. Diante desse pano de fundo, o autor faz estudo detalhado de textos do filósofo para buscar respostas à definição e à justificação do conceito, indicando que  o estudo da filosofia pode amparar um uso menos arbitrário do direito.

__________

Ganhador :

Frederico Dunice, cadastrado em Paranoá/DF

_________