MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP que reajustou taxas dos cartórios no TO é questionada no STF
Vício de iniciativa

MP que reajustou taxas dos cartórios no TO é questionada no STF

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil alega não observância da proporcionalidade e da capacidade contributiva.

Da Redação

quarta-feira, 12 de março de 2014

Atualizado em 11 de março de 2014 16:08

Publicada em dezembro do ano passado, a MP 26/13 do TO promoveu, dentre outros, reajustes nas taxas cartoriais cobradas no Estado. A CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil propôs ADIn (5.095) no STF pedindo concessão de medida cautelar para suspensão dos efeitos da norma. Dentre os argumentos estão não observância da proporcionalidade e da capacidade contributiva, vício de iniciativa e ausência de relevância e urgência.

A Confederação alega violação aos arts. 5º, inciso LIV; e 145, § 1º da CF no que toca a majoração "excessiva" dos valores cobrados para registro da garantia da cédula de crédito rural e para a averbação do georreferenciamento. A CNA apresenta uma comparação entre o valor cobrado para registro no Estado, em SP, MG e RS. No TO, o valor pago é 32 vezes maior do que no RS. Confira a tabela.

Vício de iniciativa

A CNA aduz violação do art. 96, II, "b", da CF, pois o governador do Estado teria efetuado decretação de urgência, e com isso desencadeado processo legislativo, "em matéria cuja iniciativa legislativa é privativa do Tribunal de Justiça Estadual".

Ausência de relevância e urgência

A CNA alega também violação ao art. 62 da CF, pois de acordo ela, as matérias de que tratam a MP poderiam ser submetidas à apreciação da Assembleia Legislativa por meio de PL. Alegam também que 10 dias antes da decretação de urgência da matéria, a Corregedoria-Geral do TJ reajustou a tabela de emolumentos.

Confira a íntegra da inicial.








Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram