MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Colégio é proibido de divulgar propaganda com informações alteradas do Enem
Ranking

Colégio é proibido de divulgar propaganda com informações alteradas do Enem

Apesar de ter ficado em 2º lugar no ranking do município e em 3º no do Triângulo Mineiro de 2011, instituição divulgava que tinha alcançado a 1º colocação.

Da Redação

segunda-feira, 10 de março de 2014

Atualizado às 09:35

O Instituto de Educação Global - Colégio Nacional, de Uberlândia/MG, foi impedido de divulgar informações alteradas do resultado do Enem com a finalidade de atrair alunos. Apesar de ter ficado em 2º lugar no ranking do município e em 3º no do Triângulo Mineiro de 2011, a instituição passou a divulgar em site, outdoor e mídia impressa que tinha alcançado a 1º posição. A decisão é da 13ª câmara Cível do TJ/MG, que atendeu pedido do Itec - Instituto do Triângulo de Educação e Culturas, verdadeira 1ª colocada na média geral.

De acordo com o Itec, o Colégio Nacional estaria difundindo informação errôneas com a finalidade de induzir a erro os consumidores. Conforme aponta, o Nacional teria obtido obteve a melhor média exclusivamente na nota de redação, e não na soma de todas as notas. Ao agir desta forma, segundo alega, a instituição ré "atuou em flagrante violação às normas concorrenciais estabelecidas, configurando grave dano à instituição e à coletividade consumerista".

Em contrapartida, o colégio argumentou que disponibilizou em seu site a informação de que foi o primeiro colocado do Enem na média com a nota de redação, "a prova mais importante do exame". A empresa ressaltou, ainda, que já teria retirado os anúncios questionados, a fim de evitar equívocos de interpretação.

Para o desembargador Newton Teixeira Carvalhos, no entanto, o Colégio Nacional não apresentou prova de que seu comportamento era idôneo nem que a propaganda refletisse a realidade de forma honesta para os consumidores. O magistrado ainda destacou entendimento de que não é necessária a produção de prova da enganosidade real, bastando a potencialidade do engano para caracterizar-se a propaganda como enganosa.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram