Tratado de Psiquiatria Forense - Civil e Penal
Migalhas sorteia a obra de Guido Arturo Palomba
Da Redação
quinta-feira, 22 de maio de 2003
Atualizado em 21 de maio de 2003 17:46
Sorteio de obra
Migalhas sorteia a obra "Tratado de Psiquiatria Forense - Civil e Penal" de autoria do renomado psiquiatra forense Guido Arturo Palomba. Quem oferece é a advogada criminalista, sócia do escritório Muylaert e Livingston Advogados, Mary Livingston.
A obra é fundamental para médicos, psicólogos, juizes, promotores, advogados e delegados de polícia e de grande interesse para o público de outras áreas.
Em conformidade com o Código Civil de 2002, este Tratado divide-se em três partes.
Na primeira, encontra-se, de forma bastante abrangente e inédita em livro, a história da psiquiatria forense, do nascimento até os dias atuais, com a legalização de vários países.
A Segunda parte visa, principalmente, atender as necessidades da técnica pericial, abordando, por exemplo, a elaboração de laudos e de pareceres, linguagem médica versus linguagem jurídica, perícias indiretas, anulação de testamento etc., tratadas à luz das modernas doutrinas psiquiátricas e jurídicas.
Na terceira parte, encontram-se todas as patologias psiquiátricas, seus quadros clínicos, nosografias e sinonímias, etiologias, prognósticos etc., articulados à parte jurídica, com sua implicações penais e civis. Acompanham casos clínicos que podem ser usados como "jurisprudência médica".
_____________
Ganhadores:
23/5 - Ivan Nadilo Mocivuna do escritório Preto Villa Real Advogados
26/5 - Professor William Santos Ferreira
_______________________