MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudante poderá se inscrever em supletivo para garantir vaga em curso de Direito
Educação

Estudante poderá se inscrever em supletivo para garantir vaga em curso de Direito

Autor foi aprovado em vestibular e tentou se inscrever em supletivo, mas foi impedido por ter 17 anos.

Da Redação

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Atualizado às 16:10

O subcoordenador da Sueja - Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos do RN, André Maciel Galvão da Silva, terá que inscrever um estudante nas provas supletivas do Ceja - Centro Educacional de Jovens e Adultos. A decisão é do juiz de Direito Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª vara da Fazenda Pública de Natal/RN.

O estudante ajuizou a ação alegando que foi aprovado no vestibular 2013 do Centro Universitário do Rio Grande do Norte com boa colocação no curso de Direito. Em razão de não ter concluído o Ensino Médio, tentou se submeter a exame supletivo, mas foi impedido por ter 17 anos de idade, uma vez que a lei de diretrizes e bases da educação nacional (9.394/96) prevê esse tipo de exame para maiores de 18 anos.

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que, embora a lei 9.394/96 disponibilize o supletivo para maiores de 18 anos, a educação é direito constitucionalmente protegido. "Cabe ao Estado, ao disponibilizar o direito à educação, fazê-lo de forma universal, ampla e isonômica, com a observância das capacidades individuais de cada um dos cidadãos, daí porque, apresenta-se desarrazoada a exigência da idade mínima de 18 anos para se permitir a realização dos exames para a conclusão do Ensino Médio", concluiu.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas