MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhador terá que ressarcir gastos de empresas com advogados
Litigância de má-fé

Trabalhador terá que ressarcir gastos de empresas com advogados

Decisão é da juíza do Trabalho Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, da 3ª vara do Trabalho de Florianópolis/SC.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atualizado às 16:29

Um trabalhador foi condenado por litigância de má-fé e terá que pagar multa de R$ 260,00 à União e a ressarcir as despesas que as três empresas demandadas tiveram com os honorários de seus advogados. A decisão é da juíza do Trabalho Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, da 3ª vara do Trabalho de Florianópolis/SC.

O autor ajuizou a reclamação contra a RGZ Gastronomia Comércio e Serviços, o Condomínio Complexo Turístico Il Campanário e a Jurerê Praia Hotel, alegando ser credor de direitos trabalhistas inadimplidos.

Ele teria sido contratado pela RGZ Gastronomia Comércio e Serviços num primeiro momento e, posteriormente, pela Jurerê Praia Hotel, sendo que ambas as empresas prestaram serviços ao Condomínio Complexo Turístico Il Campanário.

Na exordial, o reclamante sustentou que foi obrigado a pedir demissão e que não houve pagamento de 13º salário, férias e gratificação natalina nem recolhimento do FGTS.

No entanto, a juíza Maria Aparecida concluiu que as provas apontaram que o trabalhador foi dispensado por justa causa e, por isso, ele "abusou de seu direito de invocar a jurisdição estatal, porquanto alterou a verdade dos fatos, usando o processo para conseguir objetivo ilegal, ou seja, condenação a pagamento de valores que já tinham sido quitados que não lhe eram de direito".

Segundo a magistrada, "também ficou comprovado que as assertivas exordiais quanto ao inadimplemento de gratificação natalina e férias eram mentirosas, e que, por certo foram lançadas, contando com a possibilidade de eventual embaraço das reclamadas para apresentação de defesa ou provas, e, assim, conseguir locupletar-se ilicitamente".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS