Conar e ABA lançam estudo sobre leis e normas que regem a publicidade infantil no mundo
Pesquisa traz análise comparativa sobre as normas legais e de autorregulamentação, assim como os códigos setoriais de conduta, aplicáveis à publicidade de produtos e serviços destinados a crianças em 18 mercados ao redor do mundo.
Da Redação
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Atualizado às 15:24
O Conar e a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
lançam o estudo "Publicidade e Criança: Comparativo Global da Legislação e
da Autorregulamentação". Pesquisa traz análise comparativa sobre as normas
legais e de autorregulamentação, assim como os códigos setoriais de conduta
("pledges"), aplicáveis à publicidade de produtos e serviços
destinados a crianças em 18 mercados ao redor do mundo.
O objetivo do trabalho é estimular a discussão sobre
publicidade e criança, trazendo informações precisas sobre como essa questão
vem sendo tratada nos mercados mais relevantes do mundo.
Segundo o estudo, a normatização desse gênero de publicidade
geralmente é tratada através da autorregulamentação, opção dominante nos
maiores mercados do mundo, como os EUA e a União Europeia, e nos mais
populosos, como a China e a Índia. Outros países, como o Reino Unido e a
Austrália, têm uma combinação de legislação básica, de caráter geral, com uma
autorregulamentação específica detalhada.
No Brasil, todos os aspectos são considerados. O estudo comparativo
revela que o país se destaca em abrangência e em normas de autorregulamentação
de produtos direcionados às crianças, aplicando um sistema misto de controle
completo e rigoroso. O compromisso setorial das indústrias de alimentos e
refrigerantes do Brasil, por exemplo, recomenda - explicitamente - que em
eventuais campanhas direcionadas aos menores se promova hábitos saudáveis,
alimentação balanceada e atividades físicas constantes.
Confira a íntegra do estudo.