Senado aprova Rodrigo Janot para procurador-Geral da República
Janot obteve 60 votos favoráveis e 4 contrários.
Da Redação
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Atualizado às 07:29
O plenário do Senado aprovou Rodrigo Janot para substituir o procurador-Geral da República Roberto Gurgel. Janot obteve 60 votos favoráveis e 4 contrários.
Renan Calheiros fez referências à sabatina do procurador perante a CCJ, no dia 29/8, quando defendeu o aprimoramento do combate à corrupção. "Ele demonstrou capacidade, competência e isenção. E vai conduzir muito bem o Ministério Público. Nós confiamos no trabalho de Janot", afirmou o presidente do Senado.
O senador José Agripino lembrou que Janot assumiu o compromisso de oxigenar o MP.
Outro compromisso lembrado pelos senadores como necessário na atuação do novo procurador é a abertura de canais de diálogo com as demais instituições da República. Citando a exposição de Janot na CCJ, o senador Pedro Taques disse ser importante "superar o 'MP-centrismo', sem, no entanto, abrir mão da independência institucional do Ministério Público".
O senador Inácio Arruda elogiou a presidente Dilma por ter respeitado a vontade dos integrantes do MP. Rodrigo Janot foi o mais votado em lista tríplice encaminhada à presidente pela Associação Nacional dos Procuradores da República.