Demanda de pessoa física por crédito cresce 3% em junho
No semestre, o indicador acumula queda de 0,3%.
Da Redação
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Atualizado às 11:40
O indicador de demanda por crédito da Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, cresceu 3,0% em junho quando comparado a maio, expurgados os efeitos sazonais. Já na série sem o ajuste sazonal a variação foi de -4,0% na mesma base de comparação. Na comparação entre o resultado acumulado do primeiro semestre de 2013 contra o período correspondente no ano anterior, no entanto, o indicador aponta queda de 0,3%. Nos 12 meses encerrados em junho deste ano, houve elevação de 2,2% em relação aos 12 meses terminados no mesmo período de 2012.
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito em instituições financeiras se mostrou 4,0% maior que em maio de 2013, enquanto em instituições não-financeiras o índice avançou 2,1% no mês (séries com ajuste sazonal). Já o resultado dos primeiros seis meses de 2013 contra o mesmo período em 2012 foi divergente, sendo que o financeiro subiu 1,3% enquanto o não-financeiro apresentou queda de 1,4%.
Metodologia do Indicador de demanda por crédito - Pessoa física
O indicador de demanda por crédito do consumidor da Boa Vista Serviços S/A foi construído com base no acompanhamento de uma amostra de cerca de 15 milhões de CPFs registrados na base de dados da administradora. O indicador aponta as intenções de crédito dos consumidores frente às empresas financeiras e empresas não financeiras. O indicador tem periodicidade mensal e base 100 na média do ano de 2010.
_____________