MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF escolhe novos integrantes do CNJ e do CNMP
Escolhidos

STF escolhe novos integrantes do CNJ e do CNMP

Em sessão administrativa, foram escolhidos a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante de Brito, do DF a juíza Deborah Ciocci, de SP, e o juiz Leonardo de Farias Duarte, do PA.

Da Redação

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Atualizado às 10:31

Em sessão administrativa nesta quarta-feira, o STF escolheu os magistrados para compor o CNJ e o CNMP. A desembargadora Ana Maria Duarte Amarante de Brito, do TJ/DF, e a juíza de Direito Deborah Ciocci, de SP, foram eleitas para compor o CNJ. Já para o CNMP, os ministros escolheram o juiz de Direito Leonardo de Farias Duarte, do PA.

Esta é a primeira vez que o STF elege seus indicados desta forma, após a edição de resolução sobre o tema, e também em sessão administrativa com transmissão ao vivo pela TV Justiça. Magistrados de todo o país puderam enviar seus currículos para concorrer às vagas.

Ana Maria Duarte Amarante de Brito

Natural de Itajubá/MG, Ana Maria Duarte Amarante de Brito ocupou o cargo de promotora de Justiça do MP/DF de 1987 a 1988. Ingressou no TJ/DF em 1988, no cargo de juíza de Direito substituta. Em 1992, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito do Tribunal, ficando à frente da 1ª vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília. Em 19 de fevereiro de 2004, a magistrada tomou posse como desembargadora do tribunal.

Deborah Ciocci

Juíza de Direito há mais de 20 anos, Deborah Ciocci é titular da 2ª vara de Famílias e Sucessões do foro Regional de Santana, em SP. É doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

.

 

Leonardo de Farias Duarte

Juiz de Direito do Pará, Leonardo de Farias Duarte atualmente exercia o cargo de juiz auxiliar da presidência do CNJ, e atuou como assistente de Joaquim Barbosa no processo do mensalão. Auxiliou, tecnicamente, a Comissão de Estudo e Redação de Anteprojeto de Lei Complementar, do STF, destinada a dispor sobre o Estatuto da Magistratura, secretariando as reuniões.

CNJ

Na eleição, a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito recebeu seis votos, enquanto o desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen, do TJ/MG, obteve quatro. Para a outra vaga, a juíza Deborah Ciocci recebeu cinco votos, contra três de Rodrigo Capez e dois de José Maurício Conte, sendo necessário segundo turno de votação. A juíza Deborah obteve então sete votos, contra dois votos de Capez.

CNMP

Para a vaga do CNMP, os ministros do Supremo se dividiram entre os juízes Leonardo de Farias Duarte, que recebeu sete votos, e Nicolau Lupianhes Neto, com três votos.

Os nomes serão submetidos ao Senado e, após aprovação, a nomeação cabe à presidente Dilma Rousseff. O CNJ, presidido pelo presidente do STF, é composto por 15 membros para um mandato de dois anos, admitida uma recondução. O CNMP tem 14 integrantes, presidido pelo procurador-Geral da República.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...