dr. Pintassilgo: Taguatinga/DF
Depois de sobrevoar o Gama/DF, o dr. Pintassilgo pousou em Taguatinga/DF para mostrar ao Brasil o funcionamento do Judiciário da circunscrição
Da Redação
domingo, 28 de abril de 2013
Atualizado em 23 de abril de 2013 09:09
Depois de sobrevoar o Gama/DF, o dr. Pintassilgo pousou em Taguatinga/DF para mostrar ao Brasil o funcionamento do Judiciário da circunscrição. Como pássaro não fala, a juíza de Direito Sandra Cristina Candeira de Lira, o promotor de Justiça Fabiano Mendes Rocha e o presidente da subseção da OAB Nadim Tannous El Madi tomam a palavra e se tornam os porta-vozes de nosso repórter alado.
História
A primeira cidade-satélite de Brasília/DF foi fundada em 5/6/58 em terras do município de Luziânia/GO, na Fazenda Taguatinga, a cerca de 19 km a oeste da capital Federal. Em 1970, o governador Hélio Prates da Silveira, por meio do decreto 571/70, reconheceu oficialmente Taguatinga como cidade.
Em um primeiro momento, o termo "Tauá + Tinga", do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para "Ave Branca". Posteriormente, tese linguística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga, de "Ta'Wa'Tiga", significa "barro branco", ocorrência geológica que se verifica na região.