MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB e AGU formam grupo para analisar lei orgânica da advocacia pública
Carreira

OAB e AGU formam grupo para analisar lei orgânica da advocacia pública

Aperfeiçoamento da lei garantirá a independência técnica do advogado.

Da Redação

terça-feira, 5 de março de 2013

Atualizado às 09:10

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, se reuniu nesta segunda-feira, 4, com os procuradores-chefes da advocacia pública no Brasil para dialogar em prol dessas carreiras e da advocacia como um todo. Como resultado, foi constituído um grupo de trabalho dessas entidades para estudar propostas de aperfeiçoamento à lei orgânica da AGU. O grupo é formado pelo presidente da seccional da OAB/DF, Ibaneis Rocha, representando o Conselho Federal, e o advogado-geral da União substituto, Fernando Albuquerque.

De acordo com o que foi definido no encontro, um dos principais temas a ser discutido pelo grupo de trabalho diz respeito aos honorários de sucumbência para os advogados públicos. Na ocasião, a OAB cobrou da AGU a apresentação de um parecer sobre honorários dos advogados públicos para que se possa, em seguida, instalar o grupo de trabalho e dar início às discussões sobre suas contribuições ao tema dentro da nova lei, que regulamentará o artigo 131 da CF/88.

Outro ponto que será analisado pelo grupo de trabalho será o início de um diálogo sobre a instituição de uma carreira para os advogados de estatais e sociedades de economia mista. "É de suma importância a definição dessa questão para que esses advogados tenham um regime jurídico e sua independência enquanto carreira", salientou o presidente nacional da OAB ao final do encontro.

Além do grupo de trabalho, os representantes da OAB e procuradores-chefes da advocacia da União discutiram também um regramento, dentro do novo CPC em discussão no Congresso, para os honorários da advocacia privada nas causas contra a Fazenda Pública. "Apelamos à sensibilidade dos chefes das procuradorias da advocacia pública para que não vetem a previsão, no novo CPC, de honorários de sucumbência dignos, que evitem a situação atual em que os advogados estão sendo aviltados na fixação desses honorários", informou Marcus Vinicius.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS