MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo do RJ aprova lei de "resgate de valores morais"
Bons costumes

Governo do RJ aprova lei de "resgate de valores morais"

Norma institui "Programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais".

Da Redação

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Atualizado às 09:09

O governador do RJ, Sérgio Cabral, sancionou esta semana a lei estadual 6.394/13, que institui o "Programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais". O PL de origem é de autoria da deputada Myrian Rios (PSD). O governo discutirá ainda como regulamentar e aplicar a lei.

De acordo com o texto, o programa terá convênios e parcerias a fim de desenvolver atividades culturais, esportivas e literárias, entre outras, com objetivo de promover reflexão sobre a necessidade da revisão sobre os valores morais, sociais, éticos e espirituais.

Com o objetivo de promover o resgate da cidadania, fortalecer as relações humanas e valorizar a família, a escola e a comunidade como um todo, a ação envolverá diretamente escola, família, lideranças comunitárias e religiosas, empresas públicas e privadas, meios de comunicação e autoridades.

______________

LEI Nº 6394 DE 16 DE JANEIRO DE 2013

INSTITUI O "PROGRAMA DE RESGATE DE VALORES MORAIS, SOCIAIS, ÉTICOS E ESPIRITUAIS" NO AMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º- Fica instituído o "Programa de Resgate de Valores Morais, Sociais, Éticos e Espirituais" no âmbito do Estado Rio de Janeiro.

Parágrafo Único- O Programa deverá envolver diretamente a comunidade escolar, a família, lideranças comunitárias, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, autoridades locais e estaduais e as organizações não governamentais e comunidades religiosas, por meio de atividades culturais, esportivas, literárias, mídia, entre outras, que visem a reflexão sobre a necessidade da revisão sobre os valores morais, sociais, éticos e espirituais

Art. 2º- O Poder Executivo deverá firmar convênios e parcerias articuladas e significativas, com prefeituras municipais e sociedade civil, no sentido de possibilitar a execução do cumprimento ao disposto nesta Lei, com os seguintes objetivos:

I - promover o resgate da cidadania;

II - fortalecer as relações humanas;

III - valorizar a família, a escola e a comunidade como um todo.

Parágrafo Único- Serão desenvolvidas ações essenciais que contribuam para uma convivência saudável entre pessoas, estabelecendo relações de confiança e respeito mútuo, alicerçada em valores éticos, morais, sociais, afetivos e espirituais, como instrumento capaz de prevenir e combater diversas formas de violência.

Art. 3º- O programa disposto no caput do Artigo 1° terá como órgão gestor a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Art. 4º- As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 5º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2013

SÉRGIO CABRAL

Governador

Projeto de Lei nº 573 A/11

Autoria da Deputada: Myrian Rios