63% da população está insatisfeita com atuação da polícia
Dados são do ICJBrasil, produzido pela Direito GV.
Da Redação
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Atualizado em 14 de janeiro de 2013 11:01
A população em geral não está satisfeita com a atuação da polícia, de acordo com o relatório do ICJBrasil - Índice de Confiança na Justiça, produzido pela Direito GV. De acordo com a pesquisa, 63% da população afirmou estar um pouco insatisfeita ou muito insatisfeita com a atuação policial. Este percentual cresce para 65% entre os mais pobres e, entre os mais ricos, chega a 62%.
"É um dado alarmante, principalmente se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia", analisa Luciana Gross Cunha, professora da DIREITO GV e coordenadora do ICJBrasil.
40% dos entrevistados afirmaram que alguém de seu domicílio ou eles já procuraram a polícia para denunciar um crime, fazer uma reclamação ou pedir algum tipo de ajuda. Entre os entrevistados que procuraram a polícia, 85% deles acionaram a polícia militar. Apenas 12% contataram a polícia civil, enquanto 1% acionou a polícia rodoviária. A atuação da polícia não foi bem avaliada por esses entrevistados, uma vez que somente 36% declararam terem ficado satisfeitos ou muito satisfeitos com a resposta que obtiveram da polícia.
Os motivos que levaram os entrevistados a acionar a polícia são bastante diversos, variando desde a intenção de informar sobre a existência de veículo abandonado na rua até a denúncia de um homicídio. O que mais levou os entrevistados a contatarem a polícia foi reclamar de perturbação e barulho excessivo (24%). Em segundo lugar, 23% dos entrevistados responderam que acionaram a polícia em virtude de terem sido vítimas de roubo, furto ou assalto; seguidos de agressões, brigas e discussões (19%).
Fonte: ICJBrasil