Processo eletrônico é implantado em todas as regiões da JT
Atualmente, o PJe funciona também em cerca de 200 varas do Trabalho.
Da Redação
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Atualizado às 09:01
A implantação, na última segunda-feira, do processo judicial eletrônico no TRT da 11ª região, a JT passará a ter o sistema funcionando nas 24 regiões do país. A medida cumpre a meta do comitê gestor do PJe-JT de levar a ferramenta para todos os TRTs em 2012.
PJe funciona, atualmente, em cerca de 200 varas do Trabalho. A implantação do sistema em todas as instâncias da JT poderá gerar economia anual estimada de 2.019 toneladas de papel por ano. Além disso, recursos públicos serão economizados com impressoras, cartuchos, transporte e guarda dos autos.
Em 2013, a meta é instalar o PJe-JT e pelo menos 40% das cerca de 1.500 varas do Trabalho existentes. Inicialmente, no AM e em RR, a nova ferramenta será usada em seis varas do Trabalho de Manaus, 4ª, 7ª, 12ª, 16ª, 17ª e 19ª varas, e, no TRT, para recebimento de ações rescisórias (módulo de 2º grau). Progressivamente, o PJe-JT será instalado em outras unidades da 1ª instância. No TST, o módulo de 3º grau do processo eletrônico será instalado em fevereiro do próximo ano, garantindo a tramitação virtual dos processos em todas as instâncias.
O PJe da JT foi desenvolvido sob coordenação do CSJT, conforme os padrões definidos pelo CNJ para o Poder Judiciário. Para utilizar o sistema, os advogados precisam da certificação digital, que garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e diversos tipos de transações realizadas na internet.