MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Audiência pública discute exigência do exame de Ordem
Exame de Ordem

Audiência pública discute exigência do exame de Ordem

Tramitam atualmente na Casa diversos PLs versando sobre o tema.

Da Redação

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Atualizado às 08:39

a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promove nesta quarta-feira, 28, audiência pública para discutir a exigência de aprovação de bacharéis em Direito no Exame de Ordem. O encontro foi solicitado pelos deputados Sibá Machado (PT/AC) e Carlos Magno (PP/RO).

Tramitam atualmente na Casa diversos PLs versando sobre a exigência da OAB, da aprovação de bacharéis em Direito, em exame de ordem, como condição para o livre exercício da advocacia no País.

Segundo eles, movimentos organizados que lutam pelo fim dessa exigência, questionam a legalidade do exame e a autoridade da OAB para exigi-lo. Esses movimentos afirmam que existem cerca de 700 mil advogados em atuação no Brasil e cerca de 4 milhões de bacharéis impedidos pela OAB de exercerem sua profissão porque não se submeteram ou não alcançaram nota suficiente para o registro na Ordem.

Tais movimentos acusam a entidade de corporativismo; de fazer reserva de mercado estabelecendo um número sob controle de advogados no exercício de suas atividades; de aplicar provas com um grau de dificuldade tal, que garanta esse controle da entrada de novos profissionais no mercado; e de usar o exame de ordem para acumular grande volume de recursos nos cofres da entidade de classe.

Foram convidados para debater o tema  o assessor jurídico do Conselho Federal da OAB Oswaldo Pinheiro Ribeiro Júnior; o presidente da UNE - União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliesco; O presidente da Associação Bacharéis em Ação, Gisa Almeida Moura; o professor da Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia, da Convenção Geral das Assembleias de Deus, Rubens Teixeira; o presidente da OBB - Ordem dos Bacharéis do Brasil, Willyan Jhones; e o reitor da UNB, Ivan Camargo Júnior.

A audiência ocorrerá no Plenário 9, a partir das 10 horas.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA