MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP deverá inspecionar sistema de escutas telefônicas usado por MPs
Guardião

CNMP deverá inspecionar sistema de escutas telefônicas usado por MPs

Sistema foi adquirido recentemente pelos MPs estaduais e Federais.

Da Redação

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atualizado às 08:53

Em preposição aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Federal da OAB, o conselheiro Guilherme Batochio pede que o Conselho Federal requeira ao CNMP que seja realizada inspeção no sistema de escutas e monitoramentos telefônicos denominado "Guardião", adquirido recentemente pelos MPs estaduais e Federais.

Para o conselheiro, as interceptações telefônicas só podem ser realizadas com a indispensável e fundamentada ordem judicial e pelo órgão competente para a realização de investigações criminais e não é crível que "tais mecanismos tenham sido adquiridos com fins ornamentais, nem dispensado necessário processo licitatório".

Veja abaixo a íntegra da preposição.

_________

Ao

Exmo.Sr.

Dr. OPHIR CAVALCANTE JUNIOR

M. D. Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Conselheiro Federal Guilherme Octavio Batochio (SP), no uso de suas atribuições legais e regulamentares, vem, respeitosamente, a Vossa Excelência, para formular proposição no sentido de que o Conselho Federal da OAB requeira ao Egrégio Conselho Nacional do Ministério Publico, com fundamento no artigo 130-A, § 2Q, e § 3Q, inciso II, da Constituição da Republica, seja realizada a necessária auditoria/inspeção nos sistemas de escuta e monitoramento telef6nicos denominados "Guardião", que foram adquiridos por Órgãos do Ministério Público em ambitos Estadual e Federal, em diversos estados e seções judiciárias do Pais, bem como os respectivos processos de licitação e aquisição, para que se conheçam as condições de seu usa, ja que o excepcionamento do direito de privacidade do cidadao s6 se admite em investigação criminal e mediante autorização judiciária. Há portanto o interesse publico em se verificarem tais situações.

JUSTIFICAÇÃO

Segundo noticiam as inclusas matérias jornalísticas diversas Procuradorias de Justiça estaduais e Regionais da Republica adquiriram - para uso próprio - o denominado e conhecido sistema "Guardião" que se presta as interceptações telefônicas que - segundo os ditames constitucionais e o ordenamento jurídico pátrio - só podem ser realizadas com a indispensável e fundamentada ordem judicial e pelo órgão competente para a realização de investigações criminais qual seja, a polícia judiciária.

Nada obstante essa realidade incontornável lê-se do incluso noticiário que diversos órgãos do Ministério Público do país - aí incluída a Procuradoria Geral da República, as Procuradorias Gerais de Justiça de São Paulo, do Mato Grosso, do Rio Grande do Sul além de eventuais outras -teriam adquirido por preços que variariam de R$ 400 mil a 21 milhões, o referido sistema, "equipamento usado para identificar e organizar informações coletadas em interceptações telefônicas".

Não se tem como crível que tais mecanismos tenham sido adquiridos com fins ornamentais, nem dispensado o necessário processo licitatório, de modo que convém a sociedade, a cidadania e ao próprio regime democrático, conhecer em quais circunstancias e com que frequência vem sendo eles utilizados.

E oportuno, assim, que sejam inspecionados e auditados aludidos equipamentos pelo Egregio Conselho Nacional do Ministério Público, a quem incumbe, por expressa disposição constitucional, 0 controle da atuação administrativa e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. E0 que fica proposto.

Brasília, maio de 2012.

Guilherme Octavio Batochio

Conselheiro Federal

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS