MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Carimbo ilegível não impede que RExt seja considerado tempestivo
STF

Carimbo ilegível não impede que RExt seja considerado tempestivo

Inadmissível particular sofrer prejuízo por força da máquina judiciária, que não efetuara o carimbo de forma apropriada.

Da Redação

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atualizado às 11:28

A 1ª turma do STF, por maioria, considerou não ser possível sobrepujar aspecto formal do carimbo de protoco ilegível em detrimento do direito natural e inalienável de recorrer ao STF.

Com esse entendimento, deu provimento a agravo regimental interposto contra decisão do ministro aposentado Eros Grau, que negara seguimento a RExt que não continha o carimbo do protocolo na petição inicial, o que impedia a visualização da data de sua interposição e, consequentemente, para o ministro, a verificação de sua tempestividade.

O ministro Luiz Fux, relator, reputou "inadmissível" o particular sofrer prejuízo por força da máquina judiciária, que não efetuara o carimbo de forma apropriada. Em acréscimo, o ministro Marco Aurélio salientou que o recurso, na origem, teria sido considerado tempestivo, haja vista que o presidente do Tribunal a quo determinara o seu processamento. O ministro Dias Toffoli ficou vencido.

Até então a jurisprudência da Corte entendia que o carimbo ilegível impedia a prova de tempestividade. Nesse sentido, ministro Peluso, agora também aposentado, havia decidido no AI 848.683.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas