MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Administrativo para Céticos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Administrativo para Céticos"

Veja quem ganhou o livro "Direito Administrativo para Céticos".

Da Redação

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atualizado em 3 de setembro de 2012 09:02

O livro "Direito Administrativo para Céticos" (Malheiros Editores Ltda. - 192p.), de Carlos Ari Sundfeld, objetiva contribuir para um pensamento sobre Direito Administrativo que seja construído em bases não platônicas.

Segundo seu autor, "Este é um livro experimental para quem quer entender o direito administrativo e está em busca de abordagens acessíveis e realistas, ainda que menos comuns.

"(...).

O objetivo geral deste livro é contribuir para um pensamento sobre direito administrativo que seja construído em bases não platônicas. O irrealismo, a idealização e a ingenuidade são armadilhas de que os administrativistas precisam fugir.

"Nesta obra cética coloco em dúvida o caráter sistemático, coerente e unitário do direito administrativo, e o identifico como caixa de ferramentas e campo do jogo de antagonismos. Ao contrário da tradição de especialistas trato o direito administrativo como cultura, usada por resolvedores de problemas não como ramo de ciência. Por isso, prestei mais atenção aos modos de ser, pensar e agir dos profissionais (dos publicistas) que às idealizações jurídico-administrativas.

"De outro lado, questiono três idealizações hoje centrais no discurso do direito administrativo brasileiro: a da constitucionalização, a dos princípios e a do legalismo, cético quanto ao mito da Constituição-cidadã, usado por juristas como flexível instrumento de trabalho - e por organizações estatais e paraestatais para defesa de interesses. Mostra e condena a deterioração dos princípios na prática forense e propõe um modo de colocar freio nesse movimento. Por fim, faço a revisão da ideia, ainda forte no Brasil jurídico, de que administradores públicos têm de ser braços mais ou menos mecânicos do legislador, sem muito espaço para criar soluções, políticas e programas.

"O leitor sincero entenderá que este livro não é um ataque ao direito administrativo, à Constituição, às leis ou aos princípios, mas uma tentativa de livrá-los da mistificação
".

Sobre o autor :

Carlos Ari Sundfeld é doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Bacharel pela Faculdade Paulista de Direito da PUC/SP. Professor e advogado. Fundador e presidente da sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público.

__________

Ganhadora :

Vera de Nazaré Motta Conceição, de Belém/PA

__________

_________

Adquira já um exemplar :


__________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA