MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em bilhete, Dilma cobra ministras sobre acordo do Código Florestal
Código Florestal

Em bilhete, Dilma cobra ministras sobre acordo do Código Florestal

Presidente disse que se houve acordo, ela não está sabendo.

Da Redação

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atualizado às 09:16

A presidente Dilma Rousseff não aprovou as mudanças na MP do Código Florestal aprovadas na quarta-feira, 29, por uma comissão mista do Congresso. Em bilhete, ela cobrou explicações das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre as notícias de que o governo estaria de acordo com o novo texto.

No texto aprovado esta semana, propriedades médias também se beneficiariam de uma faixa menor de preservação, o que era concessão feita apenas para pequenas áreas. No bilhete, escrito à mão, a presidente disse que se houve acordo, ela não está sabendo.

Em discurso na Tribuna, o senador Jorge Viana afirmou que a proposta aprovada é razoável e representou o acordo possível. "Foram meses de muito trabalho e, ontem, fizemos o possível. Conseguimos algo que se apresentava como impossível - disse, ao frisar que o novo Código Florestal (lei 12.651/12) responde às expectativas do país por uma lei que promova segurança jurídica para a produção agrícola e que proteja as florestas".

A ministra Ideli Salvatti, responsável pelas articulações com o Congresso Nacional, emitiu uma nota dizendo que não houve aval ou concordância do governo para modificar o texto da MP do Código Florestal e que a posição do Palácio do Planalto continua a de manter a proposta original, principalmente no que se refere à recuperação das margens dos rios.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas