Telefonia celular é principal atendimento nos Procons nacionais
Foram registradas 78 mil ocorrências do assunto nos seis primeiros meses de 2012.
Da Redação
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Atualizado às 08:52
De 1º de janeiro a 30 de junho de 2012, a telefonia celular foi responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No total, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sindec - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, órgão do MJ que integra 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais.
As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelo órgão, desde o atendimento preliminar e a simples consulta, até os processos administrativos instaurados, chamados de reclamação.
De acordo com o Sindec, enquanto as reclamações sobre telefonia móvel representam 9,13% do total, dentre os principais assuntos demandados estão cartão de crédito, banco comercial, telefonia fixa, financeira, aparelho celular, etc.
Mais da metade dos principais problemas apontados pelos consumidores, cerca de 55%, correspondem à cobrança indevida ou dúvidas sobre valores. Na sequência, estão questões contratuais e serviços não fornecidos e vícios de qualidade.
De acordo com informações disponibilizadas pelo MJ, as operadoras mais demandadas nas reclamações de telefonia celular são Claro, com 37,56%, Vivo, com 15,19%, Tim, com 14,55% e Oi, com 14,44%.