MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Processual Empresarial"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Processual Empresarial"

Veja quem ganhou a obra coletiva "Direito Processual Empresarial".

Da Redação

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atualizado em 18 de julho de 2012 09:03

A obra coletiva "Direito Processual Empresarial" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 996p.), organizada por Gilberto Gomes Bruschi, Mônica Bonetti Couto, Ruth Maria Junqueira de A. Pereira e Silva e Thomaz Henrique Junqueira de A. Pereira, presta homenagem ao desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

"Foi com grande satisfação que recebemos o convite, que muito nos honra, de escrever algumas linhas destinadas ao prefácio à obra que se edita em homenagem ao desembargador e professor Manoel de Queiroz Pereira Calças.

Conhecemos o desembargador Pereira Calças há cerca de 30 anos. Ele foi nosso aluno de mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nessa época, quando era muito jovem. Antes disso o desembargador Pereira Calças cursou a especialização em Direito Processual Civil, em 1973, sob a orientação do primeiro subscritor destas linhas, tendo apresentado trabalho sobre Recurso Extraordinário.

Prosseguindo na sua carreira universitária, voltando-se para a esfera do Direito Comercial, a sua dissertação de mestrado versou sobre os Direitos Essenciais do Acionista, apresentada no ano 2000, e, sucessivamente nessa mesma área, obteve o grau de doutor em Direito, com o trabalho intitulado Sociedade Limitada no Código Reale, no ano de 2002.

Tivemos o prazer de examinar - ao lado de outros professores o Professor Pereira Calças quando do seu ingresso para ministrar aulas no mestrado e no doutorado da PUC/SP, oportunidade em que proferiu uma aula que pode ser, com justiça, denominada "aula magistral", assumindo aqui a palavra magistral o seu significado de excelente.

Conhecemos bastante bem e com proximidade tanto a atividade judicante do desembargador Pereira Calças quanto a sua atividade docente. Em ambas, tem se mostrado um exemplo de juiz e de professor.

É um juiz exemplar, escrupuloso e firme, decidindo com segurança ao longo de toda a sua vida.

Ele representa um ponto alto da magistratura de São Paulo e do Brasil. E, como professor, tem se destacado muito nas diversas instituições em que tem lecionado. É ele atualmente professor de Direito Empresarial na PUC/SP no seus cursos de graduação e pós-graduação; na ITE (Instituição Toledo de Ensino), graduação e pós-graduação; no mestrado recém-aprovado da UNINOVE e também na Escola Paulista da Magistratura.

O professor Manoel de Queiroz Pereira Calças ostenta-se, nos meios universitários como um jurista completo, com atenção particular para o Direito Comercial.

A excelência dos seus votos é unanimemente reconhecida. Lembre-se a título de exemplo, um deles - dentre muitos outros -, em que versou com mão de mestre e cuidados de artesão o tema da chamada desconsideração inversa ou desconsideração inversa da pessoa jurídica, em agravo de instrumento extraído da Ação 33.453/01, originário da comarca de São Paulo, 16ª vara cível.

A publicação desta obra testemunha eloquentemente o seu merecido prestígio e a alta respeitabilidade que é desfrutada pelo professor e desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Trata-se de obra que reúne textos de jovens juristas, ao lado de nomes já renomados, sob a coordenação de jovens professores: Gilberto Gomes Bruschi, Mônica Bonetti Couto e os dois filhos do homenageado, Ruth Maria Junqueira de Andrade Pereira e Silva e Thomaz Henrique Junqueira de Andrade Pereira.

Ele é casado com a advogada e empresária dra. Maria Amélia Junqueira de Andrade Pereira, e, seus filhos, dra. Ruth Maria Junqueira de Andrade Pereira e Silva, é advogada, mestre em Direito e professora de Direito, e dr. Thomaz Henrique Junqueira de Andrade Pereira é advogado. É, ainda, por duas vezes, mestre em Direito, tendo obtido o grau de mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o grau de mestre em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem um neto, Gabriel Junqueira Pereira Violin e Silva, que é filho de Ruth.

Parabenizamos o eminente homenageado, a editora, principalmente, o público leitor e as letras jurídicas brasileiras". Arruda Alvim, Eduardo Arruda Alvim, Teresa Arruda Alvim Wambier e Thereza Alvim, do prefácio

Sobre os organizadores :

Gilberto Gomes Bruschi é mestre e doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor. Advogado em SP.

Mônica Bonetti Couto é Doutora e mestre em Direito pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pela UFPR. Professora e advogada em SP.

Ruth Maria Junqueira de A. Pereira e Silva é doutoranda e mestre em Direito pela PUC/SP. Professora e advogada.

Thomaz Henrique Junqueira de A. Pereira é bacharel em Direito e mestre em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direito Empresarial pela PUC/SP.

__________

Ganhadora :

Mirella Monte, de Recife/PE


__________

__________

Adquira já um exemplar :



__________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...