MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF assina acordo com EUA sobre combate ao tráfico de pessoas
Compromisso

STF assina acordo com EUA sobre combate ao tráfico de pessoas

Ministro Ayres Britto recebeu a secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, nesta quarta-feira.

Da Redação

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atualizado às 08:54

O ministro Ayres Britto recebeu nesta quarta-feira, 11, a secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano. Durante a audiência, realizada na presidência da STF, ambos assinaram um documento de cooperação conjunta no combate ao tráfico de pessoas.

Segundo o presidente do Supremo, o trabalho contra o tráfico de pessoas afirma o valor mais alto da dignidade da pessoa humana, O ministro também salientou que no Brasil há o dever constitucional de combater o tráfico de pessoas "e o fazemos com plena consciência de que esse tipo de cooperação internacional se faz necessária também em caráter absoluto".

A secretária Janet Napolitano disse que os Estados Unidos e o Brasil têm um forte compromisso de trabalhar em conjunto. "A declaração que eu e o ministro Ayres Britto assinamos hoje vai fortalecer essa cooperação futura com foco especial na exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes", destacou, completando que o trabalho entre os EUA e o Brasil "é um excelente exemplo de como as nações podem trabalhar em conjunto e atingir o verdadeiro progresso".

Para a secretária norte-americana, é necessário encorajar as pessoas para que possam denunciar casos suspeitos. Ela contou que os EUA estão trabalhando com organizações religiosas, profissionais na área de saúde e de transporte. "Nós instituímos medidas como, por exemplo, benefícios migratórios, para a proteção de pessoas que se tornaram vítimas", afirmou, ao relatar que não somente os policiais são orientados, como também advogados e membros do MP.

Britto ressaltou que o STF processa pedidos de extradição de traficantes internacionais de pessoas e que o CNJ deve trabalhar junto aos governos Federal e estaduais para a criação de varas especializadas no combate ao tráfico, além da promoção de encontros e seminários, "facilitando a divulgação das leis e normas constitucionais brasileiras que conferem às crianças, aos adolescentes e aos jovens o direito a um tipo de proteção superlativa, denominada de absoluta prioridade pela CF/88, especialmente contra violência, abusos e exploração de ordem sexual".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...