MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto isenta atividades de beneficiamento do ISS

Projeto isenta atividades de beneficiamento do ISS

Da Redação

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Atualizado às 09:43


Projeto isenta atividades de beneficiamento do ISS

A Câmara analisa projeto de lei complementar que isenta do ISS uma série de operações realizadas pela indústria da construção civil, empresas gráficas e de beneficiamento de produtos como couro, mármore e pneus. O projeto (PLP 289/05) altera a Lei Complementar 116/03, que incluiu novos serviços entre aqueles tributados pelo ISS.

De acordo com o autor da proposta, deputado Nelson Proença (PPS-RS), a atual legislação prevê a cobrança do tributo sobre serviços como restauração, recondicionamento, pintura, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia (processo de revestimento de peças contra corrosão), corte, polimento e plastificação. Antes da aprovação da Lei Complementar 116/03, essas atividades só recolhiam ISS quando eram feitas sob encomenda, sem o objetivo de comercialização ou industrialização do produto.

Segundo Nelson Proença, a alteração criou dupla tributação sobre o setor, pois os produtos destinados à revenda ou industrialização já são obrigados a recolher o IPI. Com o projeto, o parlamentar pretende reparar o que considera um equívoco da legislação.

Tramitação

O
projeto, que é sujeito à votação em Plenário, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
____________