MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dilma sanciona lei geral da Copa
Mundial de 2014

Dilma sanciona lei geral da Copa

Norma estabelece as regras para os jogos do mundial de 2014 no país.

Da Redação

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Atualizado às 08:14

A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei geral da Copa (12.663/12) com seis vetos.

Foram vetados os parágrafos 3º e 9º do artigo 26. O primeiro se refere à venda de 10% do total de ingressos de cada partida para a categoria 4 (idosos, estudantes e participantes de programa Federal de transferência de renda) em que participe a seleção brasileira de futebol. Segundo a presidente, "a reserva de percentual para venda antecipada acaba por diminuir a oferta ao público em geral, mitigando o aspecto democrático na destinação dos ingressos". Já o segundo prevê que regras estaduais e municipais sobre descontos em jogos não se aplicassem durante o evento. Para Dilma, "lei Federal que suspenda gratuidades e descontos previstos em normas de Estados e municípios pode representar violação ao pacto federativo".

Os artigos 59 e 60, que definem regras para o trabalho voluntário nos jogos do mundial, também não entraram no texto. A razão do vetos é que o tema já é previsto na legislação trabalhista brasileira.

Outros artigos que ficaram de fora da norma foram os 48 e 49, que dispõem, respectivamente, sobre a obtenção de visto de entrada no Brasil e as sanções aplicadas aos estrangeiros que descumprissem as regras previstas na lei.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas