Sindicato cria disque denúncia para combater exploração infantil
Serviço funciona através do número 0800 7705698.
Da Redação
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Atualizado em 24 de maio de 2012 16:27
O Sinthoresp criou um disque denúncia para combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona através do número 0800 7705698, das 8 às 17h, com ligação gratuita, atendendo a região metropolitana de SP.
O sistema pretende responder as dúvidas dos trabalhadores sobre o tema. Após receber a denúncia, a equipe do Departamento Jurídico irá averiguar se a empresa denunciada usa, facilita ou obtém lucro, direto ou indireto, por meio de trabalho infantil.
Se houver a confirmação da denúncia, o Sinthoresp oferece atendimento com psicólogo especializado para a vítima e a família, o estabelecimento é convidado para comparecer ao sindicato, onde receberá orientações sobre erradicação de trabalho infantil, tendo como base o ECA. Dependendo da gravidade da situação, a denúncia é enviada ao MPT.
O serviço do Disk Denúncia é gerenciado pela advogada Ethel Pantuzo, que representa o Sinthoresp no fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e na Câmara Temática da Juventude.
O Sinthoresp, em parceria com o MPT, distribuiu aproximadamente 140 mil cartazes explicativos sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes às empresas da categoria.
________