MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MJ vai apurar suposta maquiagem em embalagem de xampu
Consumo

MJ vai apurar suposta maquiagem em embalagem de xampu

Colorama Ultra Camomila teria sofrido redução de embalagem de 500 ml para 350 ml sem a devida informação ao consumidor.

Da Redação

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Atualizado às 08:31

O DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do MJ instaurou processo administrativo ontem (v. abaixo) para apurar denúncia de que o xampu Colorama Ultra Camomila teria sofrido redução de embalagem de 500 ml para 350 ml sem a devida informação ao consumidor.

A fabricante do xampu, Procosa Produtos de Beleza Ltda, foi denunciada pelo Procon/SP. Em audiências preliminares, a empresa alegou que houve mudança na fórmula do produto, com alteração de registro na Anvisa, e que isso caracterizaria um novo xampu e não redução na quantidade de produto.

No entanto, as embalagens são muito semelhantes e as informações de composição do produto estão em inglês. O DPDC analisou os rótulos do xampu e concluiu que há indícios de maquiagem de produto.

Segundo o art. 31 do CDC, toda a informação deve ser clara, precisa e ostensiva, e em língua portuguesa, versando, principalmente, sobre as características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo, origem, entre outros dados relevantes.

A empresa tem dez dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar sua defesa. Se for constatada infração, poderá ser multada em até R$ 6,2 mi, de acordo com o CDC.

__________

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

DESPACHO DA DIRETORA

Em 25 de abril de 2012

Nº 8 - Referencia: Averiguação Preliminar nº 08012.010392/2006-91.

Representante: Procon-SP, Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.

Representado: Procosa Produtos de Beleza Ltda.

Assunto: Maquiagem de Produto.

Adoto Nota Técnica nº 49/2012 CGAJ/DPDC. Ante os indícios de infração ao disposto nos artigos 4º, I e III; 6º, III e IV e 31, todos do Código de Defesa do Consumidor, além do artigo 1º da Portaria 81/2002 do Ministério da Justiça, nos termos do artigo 50 da Lei n°. 9.784/99, acolho as Notas Técnicas elaboradas pela Coordenação- Geral de Supervisão e Controle (fls. 24/25) e pela Coordenação- Geral de Assuntos Jurídicos (fls.), cujo relatório e fundamentação passam a fazer parte integrante da presente decisão, e DETERMINO a instauração de processo administrativo no âmbito deste Departamento e a notificação da empresa Procosa Produtos de Beleza Ltda para apresentar defesa na forma do disposto nos artigos 42 e 44 do Decreto n.º 2.181, de 20 de março de 1997.

DETERMINO, por fim, nos termos do artigo 106 da Lei 8.078/90, a expedição de ofício circular aos Procon's Estaduais e Municipais de Capitais, aos representantes do Ministério Público e ao Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, com cópia da presente decisão, para conhecimento e providências que entenderem pertinentes.

JULIANA PEREIRA DA SILVA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas