MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Ayres Britto é eleito presidente do STF
2012/2014

Ministro Ayres Britto é eleito presidente do STF

O novo presidente tomará posse no dia 19/4, às 16h.

Da Redação

quinta-feira, 15 de março de 2012

Atualizado às 07:53

2012/2014

Ministro Ayres Britto é eleito presidente do STF

O ministro Ayres Britto foi eleito, por 10 votos a 1, o novo presidente do STF para o biênio 2012/2014. A eleição aconteceu no início da sessão plenária da Corte, na tarde de ontem. A Corte também elegeu, como vice-presidente, o ministro Joaquim Barbosa. A posse dos ministros nos referidos cargos acontecerá no dia 19 de abril, às 16h.

Apesar da eleição para o biênio, o ministro Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que atinge a idade limite para a aposentadoria compulsória em 18 de novembro deste ano.

Biografia

Sergipano de Propriá, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto nasceu em 18 de novembro de 1942 e foi nomeado ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ilmar Galvão em 2003.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1966, o ministro Ayres Britto fez curso de pós-graduação para Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado naquela instituição sergipana. Na PUC/SP, fez mestrado em Direito do Estado e doutorado em Direito Constitucional.

Antes de 2003, Ayres Britto atuou como advogado e ocupou cargos públicos em Sergipe como os de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas. Entre 1993 e 1994, foi Conselheiro Federal da OAB e membro de Comissão de Estudos Constitucionais da entidade, por dois mandatos.

Ao longo da carreira, ele exerceu o magistério em várias universidades, em cursos de graduação e pós-graduação. Também escreveu diversas obras jurídicas e de poesia.

É membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Sergipana de Letras.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas