MPF quer tombar patrimônio de Chico Xavier
Objetivo é impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado pelo médium.
Da Redação
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Atualizado às 09:28
Valor histórico e cultural
MPF quer tombar patrimônio de Chico Xavier
O MPF ajuizou ACP, na 1ª vara Federal de Uberaba/MG, para obrigar a União, o Estado de MG e o município de Uberaba a realizarem o inventário e tombamento dos bens móveis e imóveis deixados pelo médium Chico Xavier.
O objetivo é o de impedir a evasão, destruição e descaracterização do patrimônio deixado por aquele que, segundo o MPF, é considerado um dos maiores fenômenos religiosos de todos os tempos.
A ação relata que, somente após intensa provocação do MPF, o imóvel, que é alvo de peregrinação por seguidores do médium de todo o mundo, foi cadastrado como museu pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Tal medida, no entanto, não levou a qualquer medida protetiva mais eficaz dos bens expostos à visitação pública.
Visita técnica feita por especialistas do IBRAM detectou que os bens não possuem qualquer tipo de instrumento de registro, controle e segurança. À exceção dos livros psicografados pelo médium, que apresentam etiquetas, não há nenhuma identificação dos demais itens expostos.
O próprio imóvel que abriga o museu, a casa situada na rua Dom Pedro I, 145, no bairro Parque das Américas, onde Chico Xavier morou por mais de 30 anos, está passando por modificações de forma pouco técnica e respeitosa à cultura nacional.
-
Processo: 0007942-75.2011.4.01.3802