Direito e Desenvolvimento - Análise da ordem jurídica brasileira sob a ótica do desenvolvimento
A presente obra busca apresentar uma redefinição
Da Redação
terça-feira, 26 de julho de 2005
Atualizado em 21 de julho de 2005 14:51
Sorteio de Obra
Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Direito e Desenvolvimento - Análise da ordem jurídica brasileira sob a ótica do desenvolvimento" (editora Singular, 359p.), gentilmente oferecido pelo organizador da obra, o professor Welber Barral.
A presente obra busca apresentar uma redefinição teórica, e indicar mecanismos de implementação, de um novo conceito de desenvolvimento, a partir de uma análise crítica da ordem jurídica brasileira.
Com este objetivo, as análises reunidas aqui avaliam criticamente os vários ramos de Direito Econômico que são afetados por uma definição contemporâneo de desenvolvimento.
Neste sentido, o elo central do livro é a ênfase na relevância das instituições na promoção do desenvolvimento, e o papel central da liberdade para a compreensão atual deste conceito. Para isto, adota-se aqui a orientação intelectual proposta pela obra do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen, que também prefacia esta obra.
Weber Barral (organizador) é professor de Direito Internacional Econômico da UFSC e visiting scholar na Georgetown University (Washington, D.C.). Os demais autores são professores e pesquisadores junto ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
___________