D'Urso tomará posse na Academia Paulista de Direito
O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, tomará posse no dia 28 de setembro da cadeira nº 57 da Academia Paulista de Direito, cujo patrono é o desembargador e jurista Paulo Barbosa de Campos Filho. A cerimônia ocorre às 19h, no Salão Nobre da OAB SP, na sede da entidade (Praça da Sé, 385).
Da Redação
sábado, 24 de setembro de 2011
Atualizado em 23 de setembro de 2011 15:30
Cultura jurídica
D'Urso tomará posse na Academia Paulista de Direito
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, tomará posse no dia 28/9 da cadeira nº 57 da Academia Paulista de Direito, cujo patrono é o desembargador e jurista Paulo Barbosa de Campos Filho. A cerimônia ocorre às 19h, no Salão Nobre da OAB SP, na sede da entidade (Praça da Sé, 385).
Nascido na capital paulista em 1960, D'Urso está em sua terceira gestão à frente da seccional paulista da OAB (gestões 2004-2006, 2007-2009 e 20010-2012). O advogado criminalista graduou-se em 1982, pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, é mestre e doutor em Direito Penal pela USP, e fez pós-doutorado na área criminal na Faculdade de Direito Castilla-La Mancha, na Espanha. É professor honoris causa da Faculdade de Direito da FMU, tendo lecionado também nas Faculdades Franciscanas e na Faculdade de Direito da USP.
D'Urso também foi presidente da Acrimesp - Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, presidente e fundador da ABDCRIM - Academia Brasileira de Direito Criminal, presidente da ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas e presidiu também o Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária de SP.
A Academia Paulista de Direito tem como missão reunir os operadores do direito - advogados, delegados de Polícia, juízes, membros do MP, procuradores do Estado - para promover o desenvolvimento da alta cultura jurídica e o reconhecimento dos seus valores. Entre seus acadêmicos, estão juristas e magistrados como Ives Gandra da Silva Martins, Arnoldo Wald e Alvaro Vilaça de Azevedo, Pedro Paulo Teixeira Manus, José Renato Nalini, Diva Malerbi, entre outros.
O patrono de D'Urso, Paulo Barbosa de Campos Filho, foi desembargador do TJ/SP, onde aposentou-se em 1962. Também foi advogado militante, diretor do Departamento Jurídico de SP, procurador fiscal, catedrático em Direito Civil na Faculdade de Direito da USP e o 15º presidente do Instituto dos Advogados de SP.
Sua extensa carreira incluiu até mesmo uma passagem como prefeito de SP, de 1º a 15 de fevereiro de 1938, tendo sido a 20º pessoa a assumir o cargo. Foi autor de várias obras jurídicas importantes, boa parte delas nas áreas cível e tributária, como a respeito do Jóquei Clube de São Paulo e o fisco municipal, imunidade tributária, obrigações de pagamento em dinheiro, impostos e taxas relativos a imóveis e Código Civil brasileiro. Paulo Barbosa de Campos Filho morreu em 1983, e em 1984, deu nome à Praça Desembargador Barbosa de Campos Filho, na região do Butantã.
__________
__________