Noite de autógrafos - Comunicação publicitária em tempos de globalização
Eloá Muniz
Da Redação
quinta-feira, 16 de junho de 2005
Atualizado às 13:20
Noite de autógrafos
____________
Desafios impostos pela globalização à comunicação
Como o mercado publicitário está se adaptando às transformações provocadas pela globalização? Como as empresas nacionais planejam ingressar no mercado global? Que estratégias estão adotando para vender seus produtos? As respostas para essas perguntas e muitas outras podem ser encontradas no livro Comunicação publicitária em tempos de globalização, lançado pela Editora da ULBRA. A partir da apresentação de um estudo de caso, a autora, Eloá Muniz, conduz o leitor a uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no processo de produção d significação e de sentidos do texto publicitário, No entanto, a complexidade exigida pela proposta torna-se envolvente diante da simplicidade e fluência de linguagens usadas, mescladas a doses de bom humor.
Em busca do objetivo de estimular o consumo diário, a comunicação publicitária ultrapassa os limites formais dos espaços que lhe são destinados, assumindo a feição do merchandising onipresente na produção midiática. Ela passa a adotar estratégicas e táticas que atendam preferencialmente aos mercados interno e externo, em constante mutação no contexto transnacional em áreas relacionadas ao social, à economia, política e cultura.
__________