MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Peluso apresentará PEC para agilizar decisões judiciais na próxima segunda no RJ

STF - Peluso apresentará PEC para agilizar decisões judiciais na próxima segunda no RJ

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, apresentará na próxima semana, no RJ, a PEC para dar mais celeridade às ações judiciais. A PEC fará parte do III Pacto Republicano a ser firmado pelos chefes dos três Poderes e prevê que os processos sejam finalizados e executados após a decisão judicial da segunda instância.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atualizado às 16:54


Agilidade

STF - Peluso apresentará PEC para agilizar decisões judiciais

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, apresentará na próxima segunda-feira, 21, no RJ, a PEC para dar mais celeridade às ações judiciais. A PEC fará parte do III Pacto Republicano a ser firmado pelos chefes dos três Poderes e prevê que os processos sejam finalizados e executados após a decisão judicial da segunda instância.

O objetivo da alteração é diminuir o número de ações que atualmente são apresentadas aos Tribunais Superiores, fazendo com que as decisões ordinárias sejam cumpridas de forma mais rápida. A PEC proporá que uma decisão de segunda instância seja questionada no STF por meio de ação própria, sem que isso interfira na sua execução.

A apresentação será feita em evento realizado pela FGV DIREITO RIO na próxima segunda-feira, 21, às 18h, durante mesa-redonda que discutirá os "Caminhos para um Judiciário mais eficiente", que terá a presença do ministro Peluso, do vice-presidente da República, Michel Temer, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do diretor da escola, Joaquim Falcão.

Em seguida, será lançado o projeto "Debate Público Digital", uma plataforma de debate público online na qual operadores do direito, acadêmicos e interessados poderão debater a PEC apresentada por Peluso.

____________
_________

Leia mais - Notícias

  • 15/3/11 - STF - Modernização nas comunicações da Corte cria canal para debater repercussão geral - clique aqui.

  • 8/3/11 - Novo link no portal do STF permite acompanhar repercussão geral por temas - clique aqui.

____________