Juízes no Banco dos Réus
A obra foi elaborada por Frederico Vasconcelos
Da Redação
segunda-feira, 20 de junho de 2005
Atualizado em 3 de junho de 2005 17:15
Sorteio de Obra
Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Juízes no Banco dos Réus" (Publifolha, 367p.), gentilmente oferecido pelo autor, o jornalista Frederico Vasconcelos.
Na edição de 11 de junho de 1999, um domingo, a Folha publicou ampla reportagem sobre o patrimônio dos desembargadores Roberto Haddad e Theotonio Costa. Assinada por Frederico Vasconcelos, ela listava posses espetacularmente desproporcionais ao salário dos desembargadores - que acabaram afastados do cargo depois de processos movidos pelo Ministério Público.
Essa foi só a primeira de uma série de reportagens que dissecaram os processos e as prisões de membros do Judiciário, como os juízes Nicolau dos Santos Neto (o Lalau) e João Carlos da Rocha Mattos. Na esteira da Operação Anaconda, foram também denunciados e afastados do cargo, entre outros, os juízes Casem Mazloum e Adriana Pileggi de Soveral.
Fartamente noticiados pela imprensa no calor da hora, os fatos, no entanto, foram vistos como incidentes isolados. Este livro mostra que todos guardam muitos pontos em comum, para além de se terem dado no ambiente da Justiça Federal em São Paulo. Escrito numa prosa elegante e serena, mas com sua dose natural de thriller, o livro revela, ainda, bastidores das reportagens, divulga documentos de difícil acesso, transcreve gravações de conversas e relembra inúmeros incidentes - do mais sórdido ao quase cômico - de seis anos que marcaram de modo notável a vida pública do país.