MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ edita súmula sobre a produção antecipada de provas, prevista no artigo 366 do CPP

STJ edita súmula sobre a produção antecipada de provas, prevista no artigo 366 do CPP

O STJ editou súmula tratando da produção antecipada de provas, prevista no artigo 366 do CPP. O projeto do novo resumo legal, que recebeu o número 455, foi proposto pelo ministro Felix Fisher e aprovado pela 3ª Seção, e tem o seguinte enunciado: "A decisão que determina a produção antecipada de provas com base no artigo 366 do CPP deve ser concretamente fundamentada, não a justificando unicamente o mero decurso do tempo".

Da Redação

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Atualizado às 08:33


STJ

Provas antecipadas do CPP são tema de nova súmula

O STJ editou súmula tratando da produção antecipada de provas, prevista no artigo 366 do CPP (clique aqui). O projeto do novo resumo legal, que recebeu o número 455, foi proposto pelo ministro Felix Fisher e aprovado pela 3ª Seção, e tem o seguinte enunciado :

"A decisão que determina a produção antecipada de provas com base no artigo 366 do CPP deve ser concretamente fundamentada, não a justificando unicamente o mero decurso do tempo".

O artigo 366 do CPP (clique aqui) determina que, se mesmo após convocação por edital o réu não comparecer nem constituir advogado, fica o juiz autorizado a determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se necessário, decretar a prisão preventiva. Além do prazo, a súmula 455 exige que o juiz justifique a necessidade das provas.

Entre os processos que serviram de precedentes para a nova súmula, está o HC 67.672 (clique aqui), relatado pelo ministro Arnaldo Esteves Lima. No caso, o ministro relator considerou que não ficou demonstrado o risco de a prova não poder ser produzida mais tarde no processo. O ministro afirmou que apenas as provas consideradas urgentes pelo órgão julgador podem ter sua produção antecipada. Para o ministro, afirmações genéricas não são suficientes para justificar a antecipação.

Outro HC que serviu como precedente foi o 111.984 (clique aqui), de relatoria do ministro Felix Fischer. No caso, o acusado não compareceu aos interrogatórios e não constituiu advogado. Foi decretada a produção antecipada de provas, com a consideração de que essas seriam imprescindíveis para o processo. O ministro, entretanto, apontou que o artigo 366 do CPP (clique aqui) deve ser interpretado levando-se em conta o artigo 225 do mesmo Código. O primeiro determina que o juiz pode antecipar depoimentos, caso a testemunha vá se ausentar ou seja idosa ou doente. Para o magistrado, a antecipação da prova não é obrigatória, devendo ser exceção e não automática.

Também foram usados como base para a nova súmula o Eresp 469.775 (clique aqui), o HC 132.852 (clique aqui), o HC 45.873 (clique aqui), entre outros.

_______________
_________

Leia mais - STJ

  • 24/8/10 - Súmula admite aplicação da Taxa Referencial em contratos de habitação - clique aqui.
  • 24/8/10 - STJ edita súmula sobre honorários sucumbenciais - clique aqui.
  • 2/7/10 - Advogados opinam sobre a súmula 452 do STJ - clique aqui.
  • 7/6/10 - Quatro novas súmulas são aprovadas pelo STJ - clique aqui.
  • 2/5/10 - STJ edita súmula sobre suspensão de execução em crédito tributário maior que R$ 500 mil - clique aqui.
  • 14/4/10 - Súmula desloca competência do STJ para os TRFs - clique aqui.
  • 26/3/10 - 1ª seção do STJ aprova súmula sobre incidência de ISS para serviços bancários - clique aqui.
  • 24/3/10 - Nova súmula do STJ pacifica entendimento sobre incidência da Cofins nas locações de bens móveis - clique aqui.
  • 8/3/10 - Corte Especial do STJ aprova, por unanimidade, seis súmulas sobre temas variados - clique aqui.
  • 19/12/09 - Súmulas do STJ publicadas em 2009 - clique aqui.
  • 27/11/09 - 1ª seção do STJ edita quatro novas súmulas - clique aqui.

  • 27/11/09 - 2ª seção do STJ dá nova redação à Súmula 323 - clique aqui.

  • 27/11/09 - Súmula 410 do STJ pacifica questão sobre prévia intimação pessoal do devedor - clique aqui.

  • 7/11/09 - Últimas súmulas aprovadas pelo STJ - clique aqui.

  • 4/11/09 - 1ª seção do STJ aprova quatro novas súmulas - clique aqui.

  • 29/10/09 - 2ª seção do STJ edita quatro novas súmulas - clique aqui.

  • 29/9/09 - 1ª seção do STJ edita quatro novas súmulas - clique aqui.

  • 25/9/09 - 1ª seção do STJ edita cinco novas súmulas - clique aqui.

  • 2/6/09 - STJ edita duas novas súmulas - clique aqui.

  • 30/5/09 - STJ aprova súmula que permite juros superiores a 12% ao ano - clique aqui.

  • 2/5/09 - Nova súmula do STJ assegura diferença de vencimentos a servidor em desvio de função - clique aqui.
  • 29/4/09 - STJ aprova três novas súmulas - clique aqui.
  • 28/4/09 - Nova súmula: visão monocular é razão para concorrer em vaga de deficiente - clique aqui.
  • 25/3/09 - Recentes súmulas aprovadas pelo STJ - clique aqui.
  • 13/3/09 - Segunda Seção do STJ aprova duas novas súmulas - clique aqui.
  • 17/2/09 - STJ aprova duas novas súmulas - clique aqui.
  • 16/10/08 - STJ aprova três novas súmulas - clique aqui.
  • Leia mais - STF

    • 5/2/10 - STF suspende publicação de nova súmula vinculante sobre partilha do ICMS para melhor exame - clique aqui.

    • 3/2/10 - STF edita três novas súmulas vinculantes sobre matéria tributária - clique aqui.

    • 23/12/09 - STF tem 27 súmulas vinculantes editadas - clique aqui.
    • 17/12/09 - Prisão civil de depositário infiel e progressão de regime em crime hediondo são tema de duas novas súmulas vinculantes - clique aqui.
    • 3/12/09 - STF aprova três novas Súmulas Vinculantes - clique aqui.
    • 10/11/09 - STF tem 21 súmulas vinculantes editadas - clique aqui.
    • 30/10/09 - STF aprova cinco novas súmulas vinculantes - clique aqui.
    • 27/6/09 - STF tem 16 súmulas vinculantes editadas - clique aqui.
    • 29/3/09 - Ministro do STF apresenta sugestão de Súmula Vinculante sobre GDASST para inativos - clique aqui.
    • 7/3/09 - STF - Sociedade já pode participar de processo de edição de Súmulas Vinculantes - clique aqui.
    • 28/2/09 - STF: Pedido contra Súmula Vinculante das algemas é reautuado como PSV - clique aqui.
    • 19/2/09 - STF editará súmula vinculante sobre gratificação para servidores inativos - clique aqui.
    • 3/2/09 - STF edita Súmula Vinculante que permite acesso de advogado a inquérito policial sigiloso - clique aqui.
    • 3/1/09 - STF editou 10 súmulas vinculantes em 2008 - clique aqui.
    • 11/12/08 - Resolução editada pelo STF regula o processamento de súmulas - clique aqui.
    • 26/9/08 - STF recebe proposta de Súmula Vinculante sobre acesso de advogados a inquéritos sigilosos - clique aqui.
    • 11/9/08 - STF editará súmula vinculante sobre inconstitucionalidade da norma que ampliou a base de cálculo da Cofins - clique aqui.
    • 1/9/08 - Súmulas vinculantes já aprovadas pelo STF - clique aqui.
    • 14/8/08 - 11ª Súmula Vinculante limita o uso de algemas a casos excepcionais - clique aqui.

    ______________

    Patrocínio

    Patrocínio Migalhas
    NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
    NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

    NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

    NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
    NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    instagram
    Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

    Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...