MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SDI-1 do TST - Função de editor de jornal é de confiança e não tem direito a horas extras

SDI-1 do TST - Função de editor de jornal é de confiança e não tem direito a horas extras

Ao rejeitar recurso de ex-editor do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS, a SDI-1 do TST manteve, na prática, decisão da 8ª turma do TST que confirmou a função de editor como cargo de confiança, e por isso, sem direito ao recebimento de horas extras.

Da Redação

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atualizado às 09:35


Entendimento majoritário

SDI-1 do TST - Função de editor de jornal é de confiança e não tem direito a horas extras

Ao rejeitar recurso de ex-editor do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS, a SDI-1 do TST manteve, na prática, decisão da 8ª turma do TST que confirmou a função de editor como cargo de confiança, e por isso, sem direito ao recebimento de horas extras. A 8ª turma havia alterado decisão anterior do TRT da 12ª região, segundo a qual o editor do jornal teria direito às horas extras porque a função não estaria relacionada no art. 306 da CLT (clique aqui). Esse artigo lista as atividades que não têm direito à jornada de cinco horas diárias garantida aos jornalistas pelo artigo 303, também da CLT, por serem consideradas de confiança.

No entanto, de acordo a 8ª turma, o entendimento majoritário no TST é o de que o artigo 306 da CLT não traz uma lista completa de cargos, mas apenas os exemplifica, e o Decreto-lei 972/69 (clique aqui) inclui o cargo de editor, considerando-o de confiança.

Ao julgar recurso do jornalista contra a decisão da turma, o ministro Horário de Senna Pires, relator do processo na SDI-1, reafirmou que a função de editor está enquadrada no Decreto 972/69, sendo portanto de confiança. Para outro tipo de decisão, seria necessária a análise dos fatos, o que é proibido nessa fase do processo pela redação da Súmula 120 do TST.

  • Processo Relacionado : E-ED-RR-302400-09.2004.5.12.0035 - clique aqui.

_______________
_________

Fonte: TST
_________
_______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...