Leilão da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte é suspenso
O leilão que selecionará a empresa que vai construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, sudoeste do Pará, foi suspenso na tarde de ontem, 14/4, pelo juiz Federal Antônio Carlos Almeida Campelo, da subseção de Altamira. A disputa estava marcada para o dia 20/4.
Da Redação
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Atualizado às 09:55
Suspenso
Justiça suspende leilão da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte
O leilão que selecionará a empresa que vai construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, sudoeste do Pará, foi suspenso na tarde de ontem, 14/4, pelo juiz Federal Antônio Carlos Almeida Campelo, da subseção de Altamira. A disputa estava marcada para o dia 20.
O juiz concedeu a liminar ao apreciar um das duas ações civis públicas ajuizadas pelo MPF, que argumenta que a construção viola vários dispositivos da legislação ambiental, inclusive que faltam dados conclusivos. A decisão é passível de recurso perante o TRF da 1ª região.
Campelo determinou que vários órgãos do governo não tomem medidas que ensejem a realização do leilão. No caso do Ibama, Campelo pede que seja expedida nova licença prévia antes que seja regulamentado o artigo 176 da CF (clique aqui).
O dispositivo está relacionado à pesquisa e à lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais desses recursos em todo o país. Caso haja desobediência, a multa estipulada ao Ibama é de R$ 1 milhão, a ser aplicada, separadamente, ao próprio órgão e ao servidor que descumprir a decisão.
_______________
_________
Leia mais
- 19/3/10 - Agência Nacional de Energia Elétrica aprova edital de venda de energia da Hidrelétrica de Belo Monte - clique aqui.
- 4/2/10 - AGU acionará CNMP em caso de abuso de procuradores da República - clique aqui.
-
20/3/07 - Nova peleja judicial barra a hidrelétrica de Belo Monte - clique aqui.
-
20/11/06 - Lula manda mudar regra ambiental - clique aqui.
________________