Passageira receberá indenização de empresa aérea por ter bagagem violada
A Ibéria Líneas Aéreas de España S.A. deverá indenizar em R$ 11.348,00, a título de danos materiais e morais, uma passageira pela entrega de bagagem violada e extravio de produtos. A decisão unânime é da 5ª Câmara Cível do TJ/MT, que manteve inalterada sentença de 1º grau. A turma julgadora entendeu que como ocorreu o extravio de bagagem, por culpa da empresa, o dano moral não necessita de prova, cabendo ao ofendido apenas demonstrar a conduta do ofensor e que dela adveio o dano alegado, como ocorreu no caso em questão (apelação 66498/09).
Da Redação
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Atualizado às 08:27
Danos morais e materiais
Passageira receberá indenização por ter bagagem violada
A Ibéria Líneas Aéreas de España S.A. deverá indenizar em R$ 11.348,00, a título de danos materiais e morais, uma passageira pela entrega de bagagem violada e extravio de produtos. A decisão unânime é da 5ª Câmara Cível do TJ/MT, que manteve inalterada sentença de 1º grau. A turma julgadora entendeu que como ocorreu o extravio de bagagem, por culpa da empresa, o dano moral não necessita de prova, cabendo ao ofendido apenas demonstrar a conduta do ofensor e que dela adveio o dano alegado, como ocorreu no caso em questão.
Conforme os autos, após desembarcar em São Paulo em um voo proveniente de Madrid, na Espanha, a apelada verificou que sua bagagem teria sido violada e alguns objetos extraviados. Ela teria imediatamente procurado a empresa ainda no aeroporto e reclamado, quando teria sido informada que os mesmos haviam sido furtados por funcionários da empresa em Madrid. Após várias tentativas de acordo, nada teria sido resolvido.
A companhia aérea alegou que não teria restado comprovado nos autos os danos materiais que a apelada alegou ter sofrido. Sustentou também que os problemas ocorridos com a bagagem não teriam acarretado reparação moral, por se tratar de mero aborrecimento. Contudo, para o relator do recurso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, não havia dúvidas quanto ao valor correspondente aos danos materiais, pois restou demonstrado o devido pelas notas fiscais acostadas aos autos.
Já com relação ao dano moral sofrido pela apelada, o magistrado explicou que restaram comprovados os elementos subjetivos para ensejar a responsabilidade civil, como a conduta dolosa ou culposa da apelante, hábil a provocar o dano. A conduta dolosa, de acordo com o magistrado, foi praticada pela empresa aérea "por não ter entregue a bagagem incólume, e os danos sofridos condizem com a conduta praticada e os seus reflexos". O entendimento do magistrado foi acompanhado pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho e pelo juiz convocado Mário Roberto Kono de Oliveira.
-
Apelação : 66498/2009
_________
_____________
Leia mais
-
26/3/10 - TJ/MG condena TAM ao pagamento de indenização por bagagem extraviada - clique aqui.
16/3/10 - ANAC amplia direitos do passageiro em voos atrasados, cancelados ou em caso de preterição - clique aqui.
4/3/10 - TJ/CE - Juiz condena empresa aérea a pagar R$ 120 mil para passageiros que tiveram bagagens extraviadas - clique aqui.
8/9/09 - TJ/DF - CVC terá que indenizar casal por cruzeiro marítimo frustrado - clique aqui.
22/7/09 - Viagens com destino ao Judiciário - clique aqui.
15/6/09 - TJ/RJ - TAM é condenada a pagar R$ 12 mil por extravio de bagagem - clique aqui.
13/6/09 - TJ/RJ - American Airlines condenada por violação de bagagem - clique aqui.
4/6/09 - TJ/RJ - Aerolíneas Argentinas é condenada a pagar R$ 30 mil por atraso de voo - clique aqui.
28/5/09 - TJ/RJ - United Airlines é condenada por extravio de bagagem - clique aqui.
27/5/09 - TJ/RJ - Passageiro que perdeu a conexão do seu voo e ainda teve sua mala extraviada ganhará R$ 5 mil de indenização - clique aqui.
22/5/09 - TJ/DF - BRA vai indenizar passageiros por atraso em voo durante apagão aéreo - clique aqui.
-
21/5/09 - TJ/RJ - Gol é condenada por atrasar voo de fã dos Rebeldes - clique aqui.
-
19/5/09 - TJ/MG - Empresa aérea indeniza por atraso - clique aqui.
-
13/5/09 - STJ - Companhia aérea vai pagar indenização por acomodar passageiro em cabine de piloto - clique aqui.
-
29/3/09 - TJ/DF - Empresa aérea é condenada por alterar data de viagem sem avisar passageiro - clique aqui.
-
30/7/08 - Condenações Aéreas - clique aqui.
-
18/2/08 - TRF da 4ª região - Empresas aéreas devem fornecer atestados de atraso de voos - clique aqui.
-
5/12/07 - Ministério da Defesa cria indenização para passageiro de voo com atraso e Anac aumentará tarifa para avião atrasado em Congonhas - clique aqui.
-
24/8/07 - Condenações Aéreas (parte III) - clique aqui.
-
1/8/07 - Condenações Aéreas (parte II) - clique aqui.
______________