MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. SUAPE: mais do que uma promessa, uma realidade

SUAPE: mais do que uma promessa, uma realidade

Em Pernambuco muito tem se falado sobre as oportunidades de negócios no Complexo de SUAPE, a quantidade de empregos que podem ser gerados direta e indiretamente, além das confirmações de empreendimentos que pretendem se instalar no local. Ocorre que SUAPE já é uma realidade.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Atualizado em 26 de janeiro de 2021 11:21

Em Pernambuco muito tem se falado sobre as oportunidades de negócios no Complexo de SUAPE, a quantidade de empregos que podem ser gerados direta e indiretamente, além das confirmações de empreendimentos que pretendem se instalar no local. Ocorre que SUAPE já é uma realidade.

O local, de fato, é vocacionado para a atividade portuária, pela grande extensão de área disponível, por ser um local com águas profundas junto à costa e por ter um quebra-mar natural formado por cordão de arrecifes. Porém, SUAPE, além de porto, é um complexo industrial compreendido entre as cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, cujo plano diretor foi desenvolvido pelo Governo do Estado entre os anos de 1973 e 1975.

As obras do Complexo Industrial Portuário de SUAPE iniciaram em 1977 e sua primeira operação ocorreu em 1984. Desde então seu desenvolvimento tem sido constante. Atualmente existem em SUAPE aproximadamente 80 empresas instaladas, gerando cerca de 5.500 empregos diretos.

Recentemente o complexo de SUAPE foi considerado o melhor porto público do país e recebeu nota de excelente no Diagnóstico de Portos Brasileiros realizado pelo Centro de Estudos em Logística da COPPEAD, órgão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Certamente, hoje, SUAPE representa o pólo industrial mais completo do Nordeste do Brasil, além de ser incluído entre os 11 portos prioritários do País, e a principal alternativa para o transporte de cargas para toda a costa atlântica da América do Sul, com baixos custos de fretes.

Um dos principais benefícios de SUAPE é que muitas empresas conseguem utilizar serviços e produtos de empresas também instaladas naquele complexo, o que minimiza os custos. Um exemplo disso são as empresas de cerâmica, que em seus processos utilizam a cal, que é comprada de uma empresa sediada em SUAPE.

Em razão de sua boa localização, bem como da infra-estrutura diferenciada que apresenta, o Porto de SUAPE tem recebido várias confirmações de empreendimentos que pretendem se instalar na região, alguns desses inclusive já iniciaram as obras. Entre os empreendimentos confirmados podemos citar alguns de maior repercussão na mídia, uma Usina Termoelétrica, o Pólo de Poliéster do Grupo Italiano Mossi & Ghisolfi, o Estaleiro Camargo Corrêa, a Siderúrgica da CSN, a Refinaria de Petróleo e o centro de Logística e Distribuição de Veículos da GM.

Apesar da animação demonstrada por diversas empresas, algumas ainda têm muita preocupação com a qualidade da mão-de-obra local, o que consideram ser um entrave para investir em SUAPE. Porém, cientes dessa necessidade, muito tem se investido no que se refere ao desenvolvimento e qualificação de profissionais. Afora isso, muitas empresas têm empregado recursos em qualificação interna de seus empregados, o que tem sido observado como um investimento de alto e rápido retorno.

Igualmente, o setor de serviços tem crescido de forma bastante rápida, para atender a demanda crescente de pessoas que tiveram significativo aumento de renda em razão dos empregos gerados por SUAPE. Como exemplo, podemos citar a área de prestação de serviços médicos e odontológicos. Com o incremento do poder econômico dos moradores das cidades próximas a SUAPE, a procura por serviços na área de saúde tem crescido muito, fazendo com que empresas de Recife ou até mesmo de outros estados abram filiais ou iniciem suas operações naquela localidade.

Enfim, a realidade é que SUAPE já é um importante pólo portuário e industrial e representa um enorme crescimento para a economia de Pernambuco, o que pode ser verificado principalmente pelo desenvolvimento das cidades que abrigam o complexo.

______________

*Juliana Oliveira de Lima Rocha é sócia do escritório Trigueiro Fontes Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca