Lei Seca ou tolerância zero
O governo federal acabou tendo que tomar medidas mais drásticas para diminuição dos acidentes com vítimas e danos materiais na maioria das vezes ocasionados por motoristas alcoolizados.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Atualizado em 10 de julho de 2008 11:07
Lei Seca ou tolerância zero
Plínio Zabeu*
O governo federal acabou tendo que tomar medidas mais drásticas para diminuição dos acidentes com vítimas e danos materiais na maioria das vezes ocasionados por motoristas alcoolizados.
As leis para isto já existiam há tempos e foram reformuladas como o novo Código Nacional De Trânsito (clique aqui) no fim dos anos noventa. Todos se lembram de excessos, como o famoso "kit médico", ou seja, uma bolsinha com instrumentos para serem usados em caso de acidentes. Claro que não tinha quase nenhuma validade e, depois de cancelada a exigência, ficou a impressão de que alguém ganhou muito dinheiro com tal exigência. A mesma coisa com a cor das placas, a disposição das letras e números, etc... Paralelamente, uma organização criminosa se implantou
Como as leis de restrição do consumo de álcool pelos motoristas não vinham sendo cumpridas - quantos e quantos exemplos poderiam ser aqui citados - e nada sofriam aqueles que atropelavam, matavam, feriam e causavam tantos outros prejuízos, não restou às autoridades senão o recurso, por alguns criticado, chamado de Lei Seca. Agora ninguém mais pode ingerir nada, absolutamente nada de álcool, e depois dirigir.
Foi uma cópia do ocorrido na cidade de Nova York, quanto à criminalidade de um modo geral. Depois da "Tolerância Zero", adotada pelas autoridades, os horríveis índices caíram acentuadamente. Para muita gente, a obediência às leis só acontece quando o bolso ou a liberdade total for atingida.
Fui testemunha de uma situação assim numa cidade americana (Austin, capital do Texas): Um motorista, parado no sinal vermelho, esvaziou sua latinha de cerveja que foi jogada a um cesto de lixo reciclável, mas errou e ela caiu na calçada. Imediatamente foi multado em 500 dólares, sem possibilidade de recurso. Duas infrações: Beber dirigindo e sujando a via pública. Ou pagava naquele momento ou iria para a prisão.
Também concordo que a nova lei brasileira é muito rígida, mas os exemplos de bons resultados já apareceram: Diminuição acentuada de acidentes, mais facilidade de atendimento às emergências nas sedes de Pronto Socorro.
Fica então colocada a lição: Quem não respeita as leis por obrigação moral e civil, que seja submetido à situação de tolerância zero.
____________
*Médico
____________