MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância de um ambiente de trabalho saudável: Combate ao estresse e ao assédio

A importância de um ambiente de trabalho saudável: Combate ao estresse e ao assédio

A atualização da NR-01 exige que empresas gerenciem riscos psicossociais, prevenindo estresse e assédio, com medidas obrigatórias até maio de 2025.

terça-feira, 11 de março de 2025

Atualizado em 10 de março de 2025 15:01

A alteração da NR-01, Norma Regulamentadora que trata especificamente do PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, trouxe mudanças relevantes em relação aos riscos psicossociais, com a publicação da portaria MTE 1.419/24.

O que muda? 

A obrigatoriedade da implementação de mecanismos internos para a identificação e combate ao estresse, assédio e carga mental excessiva no ambiente de trabalho.

As empresas têm até 25 de maio de 2025 para revisar seus processos internos e implementar as novas medidas de gestão de riscos psicossociais, tema que vem ganhando destaque no ambiente corporativo.

A partir de 26 de maio de 2025, a fiscalização será intensificada, e as empresas que não se adequarem estarão sujeitas a multas. 

A atualização da NR-01 trouxe significativas mudanças, dentre as quais podemos destacar:

1) Gestão obrigatória de riscos psicossociais: Neste sentido caberá as empresas mapearem, mitigarem e prevenirem riscos relacionados ao estresse ocupacional, assédio moral e sobrecarga de trabalho;

2) Obrigatoriedade de manter uma documentação detalhada: As empresas devem criar registros claros sobre a identificação, avaliação e controle desses riscos;

3) Participação dos trabalhadores: É essencial envolver os colaboradores em todas as etapas de prevenção e busca de soluções.

Entre as estratégias recomendadas para atender a essas exigências, destacam-se a criação de um ambiente que combata o assédio e a pressão excessiva, oferecendo apoio psicológico e programas de bem-estar.

Além disso, é fundamental promover a conscientização sobre saúde mental por meio de treinamentos e investir em técnicas de gestão do estresse, buscando sempre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A fim de atender a esta nova exigência legal, as empresas devem ainda oferecer treinamentos sobre as questões de assédio moral e sexual, criar canais de denúncias efetivamente atuantes e possuir uma postura de prevenção de prevenção de riscos de forma mais atuante.

As empresas que se adequarem à norma não apenas evitarão multas, mas também contribuirão para um ambiente de trabalho mais saudável, com menor absenteísmo e maior produtividade.

Luciana Arduin Fonseca

Luciana Arduin Fonseca

Sócia no Leite, Tosto e Barros Advogados.

Priscila Mara Peresi

Priscila Mara Peresi

Sócia no Leite, Tosto e Barros Advogados.

Jéssica Andrade da Silva

Jéssica Andrade da Silva

Advogada no Leite, Tosto e Barros Advogados.

Matheus M. Alves Correia

Matheus M. Alves Correia

Advogado no Leite, Tosto e Barros Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca