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Conheça os 8 Ps da governança corporativa

Os 8 Ps da governança corporativa são um conjunto de princípios que contribuem com a responsabilidade corporativa, a sustentabilidade e transparência de grandes e pequenas empresas.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Atualizado em 19 de dezembro de 2024 13:59

A governança corporativa é essencial para garantir uma gestão mais ética e eficiente tanto de grandes quanto de pequenas empresas. Ela é baseada em um conjunto de princípios, denominados 8 Ps que, quando adotados, são capazes de minimizar riscos e aumentar a confiabilidade da organização tanto entre investidores quanto entre outros stakeholders.

Os princípios, essenciais para corporações que buscam robustez em suas estruturas e responsabilidade corporativa, ajudam a desenvolver uma gestão mais transparente, garantindo alinhamento de interesses e também sustentabilidade. Eles têm como foco a criação de valor a médio e longo prazo. São eles:

  1. Propósito: Estabelece, de forma clara, a razão de existir de uma empresa, orientando estratégias e ações para que estas estejam alinhadas com os principais objetivos da organização. Contribui para que as atividades desenvolvidas gerem impacto positivo tanto para acionistas e clientes quanto para a sociedade como um todo;

  2. Pessoas: Está ligado à escolha certa de administradores, diretores, colaboradores e stakeholders externos. As pessoas que compõem o capital humano da empresa devem ter valores alinhados aos princípios da mesma. Precisam ser, ao mesmo tempo, competentes, confiáveis e comprometidas;

  3. Performance: Avalia de forma constante o desempenho da empresa no que diz respeito às metas estabelecidas. O monitoramento da performance garante progresso na direção certa e a realização precoce de ajustes caso sejam identificados possíveis desvios;

  4. Perpetuidade: Aqui, o foco está na continuidade e na sustentabilidade da empresa no futuro. A perpetuidade busca manter a empresa ativa e competitiva a longo prazo, de olho nas próximas gerações;

  5. Princípios: Sustentam a integridade da cultura organizacional, onde todos os seus integrantes se mostram respeitosos em relação a normas de conduta. Os princípios são os valores da organização, que orientam todos os procedimentos e tomadas de decisões;

  6. Processos: Adoção de métodos transparentes e eficazes que permitam controle e monitoramento das atividades da corporação, além de que sejam tomadas decisões mais assertivas. A definição de processos contribui com a eficiência, facilitando e potencializando a performance;

  7. Papéis: Os papéis e responsabilidades de cada integrante da empresa devem ser muito bem definidos, para que cada um possa cumprir facilmente com suas funções e responder por seus atos, principalmente no que diz respeito a conselheiros, diretores e gestores. Isto minimiza conflitos e faz com que a gestão se torne mais organizada;

  8. Propriedade/Patrimônio: Avalia os ativos da empresa, tanto no que diz respeito a suas estruturas quanto ao seu regime legal de constituição. Permite que exista harmonia entre os acionistas e facilita processos de sucessão.
Izabela Rücker Curi

Izabela Rücker Curi

Advogada e sócia fundadora do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, uma startup focada em soluções jurídicas personalizadas para o cliente corporativo, que mesclam inteligência humana e artificial. É board member certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC-São Paulo, mediadora ad hoc e consultora da Global Chambers na região Sul. É mestre em Direito pela PUC-SP e negociadora especializada pela Harvard Law School.

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