MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Medalha Santos Dumont

Medalha Santos Dumont

A medalha Santos Dumont celebra a aviação, homenageando ações notáveis. Em 2024, a Fundamar recebeu a honraria por seu impacto social.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Atualizado em 10 de dezembro de 2024 14:56

A medalha Santos Dumont foi instituída pela lei 1.493/56 e regulamentada pelo decreto 5.136/56. Seu objetivo é celebrar o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, realizado em 23/10/1906 por Alberto Santos Dumont (20/07/1873 - 23/07/1932), o pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira, marcando o início da navegação aérea. A honraria é dividida em quatro graus: Grande colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de governo, dos Poderes dos Estados e capitais, e a ministros de Estado; grau ouro; grau prata; e grau bronze1.

O deputado Tadeu Leite, chefe do Legislativo mineiro, presidiu o Conselho da Medalha Santos Dumont 2024. Este ano, o governador em exercício de Minas Gerais, professor Mateus Almeida, participou da cerimônia de entrega, que homenageou 130 pessoas e instituições, incluindo a Fundamar - Fundação 18 de Março, por sua atuação significativa no desenvolvimento do estado e do país, na cidade de Santos Dumont-MG.

O governador em exercício concedeu à Fundamar a Medalha Santos Dumont 2024, grau ouro. A indicação da Fundamar foi feita pelo magnífico reitor da PUC-MG, Luís Henrique Eloy e Silva. Essa indicação se deve ao convênio entre a PUC-MG e a Fundamar, pelo qual as sociedades de advogados prestadoras de advocacia pro bono, através de seus advogados e pelo convênio com a Fundamar, se comprometeram a fornecer assistência jurídica gratuita, em colaboração com o SAJ da PUC-MG, para atender pessoas carentes da comunidade e oferecer o suporte jurídico necessário para a busca de seus direitos na Justiça.

Além de representar a Fundamar na cerimônia, tive a oportunidade de assistir ao documentário "Santos Dumont, o céu na cabeça", produzido pela Trem Chic CineVideoLab, com produção executiva de Eder Santos, Barão Fonseca, Leandro Aragão, André Hallak, e Mônica Cerqueira, e direção de Eder Santos e Mônica Cerqueira. O documentário começa com a curiosa informação de que Santos Dumont foi enterrado sem o coração. A voz de Santos Dumont foi recriada por IA, com locução de Alexandre Martins. Recomendo assistir para conhecer mais sobre este ilustre brasileiro2.

_______________

1 https://www.almg.gov.br/comunicacao/noticias/arquivos/Medalha-Santos-Dumont-sera-entregue-em-18-de-novembro/

2 https://canalcurta.tv.br/filme/?name=santos_dumont_o_ceu_na_cabeca.

Stanley Martins Frasão

Stanley Martins Frasão

Advogado, sócio de Homero Costa Advogados Diretor Executivo do CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca