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Reduza riscos trabalhistas e tenha uma equipe alinhada na sua clínica

Sua clínica está realmente protegida contra riscos trabalhistas? Descubra os 3 passos essenciais para evitar prejuízos, fortalecer sua gestão e preservar a reputação do seu negócio!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Atualizado às 14:01

Gerenciar uma clínica médica exige mais do que oferecer excelência no atendimento aos pacientes. Questões trabalhistas negligenciadas podem gerar prejuízos financeiros significativos e comprometer a reputação do negócio.

Se a sua equipe está satisfeita, bem treinada, motivada por políticas de premiação e comprometida com a melhoria no atendimento, além de ter seus direitos trabalhistas devidamente regularizados, sua clínica opera com mais lucro, segurança jurídica e uma equipe alinhada. Por isso, conheça três ações preventivas essenciais para minimizar riscos e reforçar a segurança jurídica do seu negócio.

1. Revise os controles de jornada e compensação de horas

Manter a conformidade com a legislação trabalhista começa pelo controle rigoroso das jornadas de trabalho. Contratos bem redigidos devem prever cláusulas específicas sobre compensação de horas e banco de horas, uma vez que a ausência de regulamentação clara sobre horas extras pode levar a litígios trabalhistas e multas onerosas. Além disso, utilizar sistemas digitais de ponto pode ajudar na gestão de horários e reduzir os riscos de inconsistências no registro.

2. Personalize os contratos de trabalho

Contratos genéricos não atendem às necessidades específicas da área médica, que exige cuidados com regulamentações exclusivas. Muitas vezes, no início do negócio, é comum vermos contratos redigidos por contadores, mas eles são considerados genéricos e muitas vezes não abordam todas as peculiaridades envolvidas. Um contrato bem estruturado deve incluir:

  • Funções detalhadas;
  • Responsabilidades claras;
  • Regras específicas para plantões, atendimentos emergenciais e folgas.
  • Por exemplo, a descrição detalhada das funções de um técnico em enfermagem pode evitar alegações de desvio de função.

Assim, a personalização dos contratos protege tanto a clínica quanto o colaborador, minimizando litígios futuros.

3. Implemente políticas internas e capacite sua equipe

Certamente você já perdeu um paciente por um problema no atendimento ou demitiu uma ótima funcionária por ficar no celular em alguns momentos. Essas situações são frequentes, mas têm solução. Manuais de conduta, política de premiação e treinamentos regulares promovem um ambiente de trabalho mais seguro e organizado, além de ser muito mais fácil e menos custoso treinar uma equipe confiável.

Nós sempre recomendamos que seja realizado o desenvolvimento de manuais de conduta e procedimentos operacionais, treinamentos periódicos de oratória e atendimento, além de auditorias frequentes para verificar a aderência às políticas.

O acompanhamento jurídico constante é essencial para a gestão eficiente de clínicas médicas. Casos recentes de jurisprudência, como decisões sobre equiparação salarial e contratos intermitentes, reforçam a importância de um suporte técnico alinhado às melhores práticas.

Investir em uma gestão trabalhista preventiva é fundamental para garantir a sustentabilidade da sua clínica e evitar prejuízos financeiros. Além de proteger sua reputação, essas práticas permitem que sua equipe se concentre no atendimento de qualidade aos pacientes, sem distrações jurídicas. Se você, médico, se preocupa com suas relações de trabalho e quer uma equipe integrada, não hesite em buscar orientação jurídica.

Viviane Rosa

Viviane Rosa

Direito Médico e da Saúde l Advogada formada pela UFF. Pós-graduada em Criminologia pela PUC-RS. Pós-graduanda em Direto e Saúde pelo Albert Einstein.

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