Qual a importância da eliminação ou redução do passivo trabalhista?
A eliminação ou redução do passivo trabalhista é fundamental para a saúde financeira e a sustentabilidade de uma empresa. Entenda a importância.
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Atualizado às 13:25
A eliminação ou redução do passivo trabalhista é um aspecto fundamental para a saúde financeira e a sustentabilidade de uma empresa, especialmente em casos de empresas que enfrentam dificuldades financeiras, pois os custos com indenizações, honorários advocatícios, multas, correções monetárias e juros oneram, em muito, a execução.
Importante destacar a importância da adoção de estratégias para compor a ação trabalhista em sua fase inicial para eliminar: (i) perda de tempo e custos (depósitos recursais e custas processuais) com recursos; (ii) eliminação dos riscos de condenações; (iii) impacto na reputação da empresa e relação com os empregados, e, (iv) possíveis fiscalizações do Ministério do Trabalho.
Com a adoção de um conjunto de medidas e estratégias é possível montar um plano de ação bem elaborado para garantir que a eliminação e/ou redução sejam alcançadas de forma célere, eficiente e sem comprometer as suas finanças
Não é preciso dizer que com um passivo trabalhista bem administrado, a empresa transforma esses débitos em recursos sustentáveis para o seu crescimento a longo prazo.
Por último, a eliminação do passivo trabalhista pode facilitar o acesso a financiamentos e empréstimos bancários, ou seja, o acesso ao crédito com prazo maiores para pagamento e juros menores essenciais para inovação e expansão do seu negócio, o que provavelmente será um dos critérios a serem avaliados pela Instituição Financeira antes da concessão do crédito.