Legal Operations e automação: Transformando desafios em oportunidades de crescimento
A automação em Legal Operations melhora a produtividade e precisão nos serviços jurídicos, com foco em tecnologia e gestão eficiente para o crescimento sustentável.
quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Atualizado em 17 de setembro de 2024 13:54
Legal Operations e automação: transformando desafios em oportunidades de crescimento
Em tempos de tecnologia avançada e constante necessidade de otimização da produtividade, a automação surge como um elemento essencial na rotina de serviços jurídicos. Com a chegada dos recursos de automação oferecidos por Inteligência artificial, a busca pela otimização também cresceu. A partir da automação de tarefas repetitivas, escritórios de advocacia puderam ver o crescimento de produtividade e priorização de tarefas importantes, além de economizarem recursos e evitarem erros, ganhando mais precisão na execução de atividades essenciais.
Entre as inúmeras possibilidades de automação dentro da área jurídica, o setor de Legal Operations ganha cada vez mais força e se mostra cada vez mais presente nos escritórios de advocacia. Alinhada à tecnologia, as operações legais têm sido o investimento mais certeiro dos escritórios de advocacia.
Legal Operations e automação: lado a lado nas operações jurídicas
A área de Legal Operations não é novidade no Brasil, estando presente na rotina jurídica desde meados dos anos 90. Porém, os últimos três anos representam um crescimento do interesse de advogados e profissionais jurídicos no tema. Essa área é encarregada da administração de procedimentos jurídicos, finanças e tecnologia, com o intuito de aprimorar a funcionalidade dos departamentos jurídicos e elevar a eficiência geral.
Por isso, dentro do contexto de Legal Operations, a automação se torna essencial para alavancar os resultados dos profissionais da área. Na edição de 2023, o relatório anual Legal Department Operations (LDO) Index, produzido pela Thomson Reuters aponta as principais prioridades dos profissionais de Legal Operations - entre elas, o investimento em tecnologia, que representa 72% das prioridades gerais.
A automação possibilita que as equipes de Legal Operations gerenciem e monitorem processos e documentos de maneira mais eficaz. Ferramentas automatizadas ajudam a diminuir a carga de trabalho manual, reduzindo, assim, o risco de erros. Além disso, uma das principais vantagens da automatização de processos é a diminuição de erros ocasionados pelo fator humano, garantindo uma administração mais precisa de documentos e prazos. Esse é um dos principais pontos priorizados pelos gestores, pois é a diminuição de erros que evita problemas jurídicos, como a falta de conformidade em relação a prazos importantes.
Mais tempo, melhor experiência
As ferramentas automatizadas têm a capacidade de processar grandes volumes de dados rapidamente, o que acelera a elaboração de processos, a análise de documentos e a comunicação com clientes e tribunais. Em um mercado jurídico competitivo, a habilidade de administrar o tempo de forma eficiente permite que os escritórios entreguem resultados relevantes e mantenham uma operação rentável e sustentável. E para a filosofia do Legal Operations, uma operação rentável é o que garante uma trajetória de sucesso para qualquer empreendimento jurídico.
Além das vantagens citadas acima, há um ponto importante a se considerar na área: no âmbito corporativo, a automação também potencializa a experiência dos clientes internos, que são os próprios advogados e gestores do escritório. Ferramentas automatizadas aceleram o fluxo de trabalho e fortalecem a comunicação entre as equipes, favorecendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
Isso se enquadra diretamente em um dos principais objetivos de Legal Operations: criar ambientes mais ágeis, produtivos e engajados a partir de diferentes metodologias de gestão. Ao elevar a eficiência operacional dos escritórios de advocacia, cria-se uma base robusta para o crescimento sustentável e a inovação constante. Com a utilização de soluções automatizadas, é viável otimizar a operação, reduzir erros, cortar custos e proporcionar um atendimento excepcional aos clientes.
E o que podemos esperar para os próximos anos? Em um mercado cada vez mais competitivo, os escritórios que investirem em setores de Legal Operations alinhados à práticas de automação, priorizando planejamento de gestão e otimização de atividades, são os que estarão à frente na evolução das atividades jurídicas no Brasil.
Lorraine Inamonico
Assistente Jurídica da área de Legal Operations do Reis Advogados.