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Como as empresas podem contribuir para o setembro amarelo

Setembro amarelo promove a prevenção do suicídio e a saúde mental. Empresas devem implementar apoio contínuo para criar ambientes de trabalho acolhedores e produtivos.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Atualizado em 17 de setembro de 2024 14:41

O movimento Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio e da saúde mental. Esse movimento surgiu com a ideia de quebrar tabus e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.

A primeira medida preventiva é a educação. Sendo assim, saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil.

E o papel das empresas é fundamental para fomentar esse movimento, destacando o ambiente de trabalho como aliado para impactar diretamente no bem-estar dos colaboradores.

Deste modo, implementar ações de setembro amarelo nas empresas, como programas de bem-estar, ouvidorias internas e reuniões one-on-one, ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e seguro.

Como empresária, entendo que o movimento é mais do que uma campanha de marketing, mas sim um investimento no bem-estar dos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho humanizado, acolhedor e saudável, afinal passamos a maior parte do nosso dia na empresa.

Acredito que um ambiente de trabalho positivo gera resultados positivos, deixando o colaborador com a sensação de produtividade ampliada e eficiente, com motivação e engajamento. É de suma importância que os programas ligados à saúde mental não se restrinjam e não se limitem apenas a um grupo de colaboradores, mas a toda a empresa, desde líderes, coordenadores, gestores, CEOs e alta gestão.

Com o intuito de cuidar de nossos colaboradores, o escritório conta atualmente com a expertise do Dr Wemerson, Psicólogo clínico e organizacional, com especialização em Neuropsicologia e MBA em Gestão de Pessoas que vem nos auxiliando e estruturando nosso DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional).

Wemerson enfatiza que a atenção à saúde mental dos colaboradores deve ser contínua ao longo de toda a jornada, e não apenas durante campanhas sazonais como o setembro amarelo. Ele reforça que empresas que adotam práticas de cuidado mental durante todo o ano criam um ambiente de trabalho mais saudável, reduzem o absenteísmo e aumentam a produtividade. O foco contínuo na saúde mental permite que os colaboradores se sintam apoiados e compreendidos em todas as fases de sua vida profissional, resultando em um time mais engajado e resiliente. Evitando assim, riscos relacionados ao adoecimento mental do indivíduo.

Entendemos que cuidar das pessoas no ambiente de trabalho é fundamental para todo o engrenar dos procedimentos internos, sendo fundamental a atenção com relação aos sinais, que podem indicar um pedido de ajuda, tais como: não gostar mais de coisas que antes considerava prazeroso ou de valor afetivo significativo; isolar-se e não ter esperança no futuro; descuido com a aparência; frases como "preferia estar morto" ou "quero desaparecer"; dentre outros.

No escritório desenvolvemos alguns canais internos e externos para gerar a comunicação eficiente entre os colaboradores e empresa, além de incentivos as integrações em datas festivas, como, por exemplo, nosso Arraial de 2024, com o intuito de integrar e aproximar uns aos outros de maneira harmoniosa.

Assim, acredito no movimento eficaz para conscientização sobre a prevenção ao suicídio, bem como na saúde mental, através de diálogos e discussões que abordem o problema e diminuam essas estatísticas no Brasil e no mundo.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone (ligue 188), e-mail (link no site) e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.

Camila de Nicola

Camila de Nicola

Advogada. CEO e sócia fundadora do escritório De Nicola Advogados, Especialista em Direito do Consumidor e Contratos.

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