O advogado contratualista na era digital
Em um mundo digital e inovador, o advogado contratualista se torna essencial, não apenas elaborando contratos, mas também como estrategista, adaptando-se rapidamente às novas tecnologias e tendências.
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
Atualizado em 3 de setembro de 2024 14:53
Tecnologia e inovação para viabilizar negócios e mitigar riscos
Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a inovação é constante e as transações comerciais se tornam mais complexas, o papel do advogado assume vital relevância. Este profissional não é apenas um especialista em leis. É um facilitador estratégico que compreende as nuances das relações comerciais contemporâneas e viabiliza as estruturas jurídicas que darão corpo às operações. Com o crescimento e desenvolvimento exponenciais de tecnologias, especialmente da inteligência artificial, outros horizontes se abrem para o advogado contratualista, desde que esteja atento às novas tendências que surgem diariamente.
O novo perfil do advogado contratualista
Profissional especializado na elaboração, análise e negociação de contratos, o advogado contratualista tem a missão de agir como um guardião das relações interpessoais, não se limitando apenas às relações comerciais, sempre garantindo que os interesses das partes contratantes estejam sempre protegidos. Com a dinâmica atualmente vista no universo jurídico e a alta oferta de profissionais, o bom advogado contratualista deve ir muito além da simples elaboração e revisão de contratos.
Esse profissional deve atuar como um verdadeiro estrategista, orientando seus clientes na tomada de decisões que, não raro, são baseadas em informações complexas e nos possíveis desdobramentos, diretos e indiretos, relacionados às operações. E isso no menor tempo possível. E esse é o dilema que os profissionais do direito enfrentam atualmente: elaborar estratégias e documentos com perfeição técnica em velocidade recorde.
Apenas o profundo conhecimento jurídico não é suficiente para que o advogado contratualista moderno entregue o trabalho jurídico com a perfeição esperada no tempo exigido. Para atender a este binômio, este profissional deve estar alinhado com as tendências tecnológicas e as inovações que podem potencializar a eficiência e a segurança de suas operações.
Novas habilidades na era digital (digital skills)
As tendências demonstram que, para que esse profissional se mantenha útil e ativo no mercado da era digital, é necessário que ele deixe de lado o antigo estereótipo do advogado - rígido, prolixo, moroso, com atuação apenas nos "bastidores" - e desenvolva novas competências que o tragam cada vez mais para a frente do palco.
Uma das principais habilidades necessárias para o profissional moderno é a capacidade de compreender e se adaptar às inovações tecnológicas (digital skills).
A incorporação de tecnologias como a IA e o machine learning, cada vez mais presentes no mundo jurídico, tem trazido mudanças significativas para a atuação do profissional dos contratos. Com o avanço da era digital, é inegável e relevante o impacto positivo que essas ferramentas causam diretamente na execução do trabalho jurídico.
Atualmente, o uso da IA permite que advogados analisem grandes volumes de dados em minutos, apresentando projeções, identificando problemas e sugerindo melhorias com base no monstruoso arcabouço de informações que transitam pelo mundo virtual.
No mesmo sentido, temos ainda os softwares voltados para o gerenciamento contratual e de jurimetria, que permitem ao profissional acompanhar tecnicamente a execução dos instrumentos celebrados, bem como antever o eventual resultado de demanda judicial envolvendo os documentos contratuais.
Além disso, as plataformas de blockchain e o surgimento de smart contracts oferecem uma nova abordagem para segurança jurídica em transações digitais. A imutabilidade dos registros blockchain cria um ambiente confiável para acordos, enquanto a autoexecutabilidade dos smart contracts garante que os termos sejam cumpridos automaticamente.
Isso não só aumenta a eficiência e a segurança jurídica, mas também reduz o risco de litígios futuros ao garantir que os contratos sejam precisos e completos.
E as outras skills?
Para além das digital skills, é indispensável que o advogado contratualista moderno invista no desenvolvimento de outras hard e soft skills.
Entre as novas skills, as que mais se destacam são: a gestão de projetos, a multidisciplinariedade, a adaptabilidade ágil, a capacidade de negociação e o pensamento inovador.
Como atualmente é esperado que o advogado contratualista atue como um intermediário entre seus clientes, auxiliando tanto na elaboração do contrato quanto no acompanhamento de sua execução, a skill de gestão de projetos é fundamental para garantir, por exemplo, o bom gerenciamento de tempo, organização e controle das demandas.
O gerenciamento dos contratos, por sua vez, por ter efeitos e reflexos que ultrapassam a seara do direito contratual e obrigacional, exige que o profissional cultive relacionamentos sólidos e estratégicos com outras áreas do direito (como o direito tributário e regulatório) e setores da economia, para garantir que o objetivo do cliente seja, ou possa ser, alcançado.
Já as skills de adaptabilidade ágil, capacidade de negociação e pensamento inovador são fundamentais para que o advogado moderno construa as estruturas jurídicas necessárias para dar forma às ideias dos seus clientes de forma eficiente.
Mas não é só!
Tais habilidades são igualmente importantes para que o profissional concilie nos documentos que lhes são solicitados os interesses da contraparte, sem, contudo, renunciar à proteção do seu cliente e, ainda, com vistas à resolução de possíveis conflitos judiciais ou extrajudiciais que possam surgir em decorrência da relação das partes.
Por isso, além do conhecimento jurídico tradicional, o advogado contratualista deve possuir uma compreensão sólida das ferramentas digitais disponíveis, adaptando-se rapidamente às mudanças constantes no ambiente digital. O profissional do direito na era digital precisa ser capaz de redigir cláusulas contratuais que considerem as especificidades dos negócios, o ambiente online em que esses negócios estão sendo feitos e os riscos associados a esse ambiente, como a segurança da informação e a proteção de dados.
O valor agregado para o cliente
O desenvolvimento de todas as habilidades, sejam digitais, técnicas ou pessoais, demonstra o caminho para o sucesso do advogado contratualista moderno: o foco voltado para o valor agregado ao cliente.
A mitigação de riscos é apenas o começo. Com o suporte de profissionais que concentrem todas essas skills, os clientes podem acelerar o tempo de fechamento de negócios, reduzir custos operacionais e assegurar que cada operação esteja perfeitamente alinhada com suas metas e interesses.
Somado a isso, a capacidade de o advogado antecipar problemas e propor soluções inovadoras transforma o relacionamento com o cliente em uma verdadeira simbiose.
Não se trata mais de prestar um serviço somente. O advogado moderno deve atuar para construir uma parceria de longo prazo, onde ele se torna o verdadeiro e mais importante aliado estratégico para o desenvolvimento sadio do negócio de seu cliente.
Conclusão
Para que o advogado contratualista se mantenha ativo no mercado da era digital, o investimento no desenvolvimento de novas skills (digitais, hard e soft) não é mais uma opção. É uma necessidade!
Os profissionais que incorporam essas ferramentas em suas práticas são capazes de oferecer um serviço que vai além do jurídico tradicional, entregando valor real aos seus clientes e posicionando-se como líderes no nicho jurídico.
Neste cenário, o bom advogado contratualista é aquele que entende as rotinas e as necessidades de seus clientes, utiliza a tecnologia a seu favor e oferece soluções personalizadas que impulsionam os negócios e mitigam os seus riscos.
Elita Maria Venancio
Advogada Gestora Contratual do Oliveira e Olivi Advogados Associados.