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ANTT seleciona projetos para inovação em inspeção de tráfego das rodovias concedidas

Bruno Azambuja e Isabella Pitel

ANTT recebe contribuições sobre minuta de edital de sandbox regulatório até dia 28/08.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Atualizado em 28 de agosto de 2024 11:17

Edital de sandbox regulatório em debate na ANTT

Desde os contratos da 1ª etapa do PROCROFE - Programa de Concessões de Rodovias Federais, assinados na década de 1990, as inspeções de tráfego são realizadas por veículos da concessionária, dedicados exclusivamente a percorrer constantemente a rodovia para verificar possíveis ocorrências, como acidentes, usuários que necessitam de socorro, animais na pista, etc.

Por isso, a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres está elaborando um edital de sandbox regulatório com o objetivo de selecionar projetos de implementação de tecnologia para melhoria na inspeção de tráfego em rodovias concedidas. A medida possibilitará a evolução do atendimento aos usuários, a otimização do uso das frotas e a descarbonização das vias concedidas.

O intuito do sandbox proposto pela Agência é proporcionar um ambiente inovador para o desenvolvimento de propostas de aprimoramento dos serviços prestados pelas concessionárias, com o consequente aumento da eficiência da atividade, e incentivar o desenvolvimento de soluções para redução dos impactos ambientais.

Os projetos serão selecionados pela ANTT a partir das suas características, quais sejam: a proposta de ambiente experimental, identificação técnica da tecnologia a ser implantada no trecho da rodovia, indicação dos itens para dispensa de requisitos regulatórios vigentes, enquadramento do benefício da descarbonização e roteiro objetivo do plano de metas.

Os projetos escolhidos pela ANTT serão objeto de termos aditivos aos contratos de concessão já existentes e incluídos no cronograma de investimentos da concessionária para execução.

Os resultados esperados dos planos de ação abrangem a demonstração das vantagens do uso de tecnologias na inspeção do tráfego; impactos nos métodos de trabalhos; benefícios aos usuários, em comparação com o sistema vigente e previsão comparativa dos custos totais em relação ao cenário atual e o plano apresentado.

Como a proposta de edital está em fase de consulta pública, suas disposições ainda podem ser alteradas e contribuições podem ser enviadas até 28/8/24. A previsão de realização da seleção é no início de janeiro/25.

O que é sandbox regulatório e como a ANTT escolhe os projetos

O Sandbox Regulatório é uma ferramenta utilizada por órgãos reguladores para criar um ambiente experimental, com o objetivo de testar novos serviços, produtos ou soluções regulatórias com potencial de promover ganhos de eficiência e resultados positivos e sustentáveis para o usuário, redução de custos e ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços.

Assim, faz-se uma exceção às normas, por tempo limitado, para possibilitar a avaliação da proposta apresentada pela empresa regulada.

No âmbito da ANTT, o sandbox regulatório é realizado por meio de um processo de admissão de participantes, instaurado por um edital, aprovado pela Diretoria Colegiada, que contém os prazos e procedimentos para seleção dos interessados, incluindo os parâmetros, forma e critérios de seleção; prazo de participação, contado da data de expedição da autorização temporária; número máximo de participantes; e, o mercado ou segmento alvo de atuação, as regras específicas a serem afastadas, a região de atuação, os limites operacionais.

Selecionadas as participantes, a Diretoria Colegiada, mediante deliberação, concede as autorizações temporárias para cada empresa escolhida, contendo o nome da empresa; a atividade autorizada e as exceções regulatórias; as condições, limites e salvaguardas associadas ao exercício da atividade autorizada; a data de início e término da autorização temporária; e, os efeitos decorrentes do término da autorização temporária.

Iniciadas as atividades autorizadas do sandbox regulatório, a ANTT, tanto por meio da comissão do sandbox, quanto pela superintendência competente, monitora todos os atos da participante e avalia os resultados.

Terminados os testes propostos, a Agência avalia a pertinência de regulamentar definitivamente a proposta testada, devendo levar em consideração a experiência obtida durante o monitoramento da atividade no ambiente regulatório experimental.

Conclusão

Após as atividades do sandbox regulatório ora em análise pela agência, é possível que haja um debate sobre a conveniência e oportunidade de alteração dos PER - Programas de Exploração da Rodovia das rodovias concedidas para alterar os parâmetros de desempenho de modo a possibilitar o uso de novas ferramentas de inteligência artificial e inspeção de tráfego por meio de drones.

Bruno Azambuja

Bruno Azambuja

Head de Direito Regulatório do FBR Advogados. Advogado especialista em Direito Regulatório com ênfase em transportes. Mestrando em Economia no IDP. Professor de Direito Regulatório no UDF. Trabalhou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por aproximadamente sete anos, em áreas diversas, como a Superintendência de Marcos Regulatórios, Superintendência Executiva e Superintendência de Infraestrutura Rodoviária. Membro da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB-DF. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Regulatório (IBDRE).

Isabella Pitel

Isabella Pitel

Advogada do FBR Advogados, na área de Contencioso Cível. Pós-graduanda em Processo Civil na Faculdade Baiana de Direito.

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